A cifose é uma curvatura natural na coluna que acontece em todas as pessoas. Trata-se de um ajuste que inicia logo quando o indivíduo começa a andar, ajudando a manter o equilíbrio, aliviar o impacto e a sobrecarga que o corpo recebe nas ações do dia a dia.
Torna-se um problema de saúde quando essa curvatura é muito acentuada para fora, na região torácica das costas, formando a famosa corcunda. Neste caso é chamada de hipercifose ou cifose torácica. Também pode ocorrer na região da bacia, chamada de cifose sacrococcígea.
Tipos de cifose torácica
A cifose torácica pode ocorrer basicamente por duas causas:
- Cifose estrutural: quando acontecem deformações nas vértebras e na coluna, modificando sua estrutura;
- Cifose postural: a mais comum, causada pela má postura, especialmente desenvolvida em adolescentes, seja pela falta de hábito de manter a postura correta ou pela insegurança de não quererem se destacar pela altura ou, no caso das meninas, pelo crescimento e peso dos seios.
O que causa
Essa condição pode acontecer em pessoas de qualquer idade e sua causa é majoritariamente idiopática, ou seja, indefinida. Mas nos casos em que é possível diagnosticar a causa, as variações são:
- Fatores genéticos;
- Obesidade;
- Má postura;
- Traumas;
- Tumores;
- Doenças degenerativas;
- Fraqueza muscular das costas;
- Atividade física feita de maneira incorreta por muito tempo;
- Sedentarismo;
- Idade avançada.
Também pode ocorrer como manifestação de fatores secundários, como osteoporose, tuberculose, poliomielite, espondilite anquilosante e osteocontrose espinha (doença de Scheuermann).
Quais são os sintomas?
Nem sempre há sintomas da cifose e a corcunda é percebida aos poucos. Mas quando existem, são:
- Dores nas costas;
- Fadiga;
- Rigidez na coluna.
Quais são os tratamentos?
Quando o médico de fato diagnosticar um caso de cifose, após realizar exame clínico e outros exames, como o raio-x, tomografia e ressonância, o tratamento dependerá de alguns fatores, como a idade do paciente, o grau da curvatura, intensidade da dor e outras características específicas.
Em geral são aplicadas técnicas de fisioterapia, como RPG para reeducação postural, uso de palmilhas ou colete e exercícios de fortalecimento muscular com o objetivo evitar a progressão da curvatura e/ou retomar sua posição normal.
Pacientes obesos precisam passar por um processo de emagrecimento além da fisioterapia. Pode ainda ser necessário o uso de medicamentos para dor e inflamação, e em casos muito específicos, cirurgia.
Formas de prevenção
Considerando as causas da cifose torácica, evitá-la é questão de ter bons hábitos ao longo da vida, que começam logo na infância e incluem:
- Alimentar-se com qualidade para evitar a obesidade e garantir a absorção de todos os nutrientes;
- Praticar atividade física, tanto para manter o peso quanto a postura;
- Prestar atenção na postura quando está de pé, sentado ou deitado;
- Ir ao médico todos os anos para um checkup.
Qual é a diferença entre lordose, escoliose e cifose?
Enquanto a lordose é a curvatura excessiva para dentro ou a falta de curvatura na coluna cervical e lombar, a cifose é a curvatura excessiva para fora na coluna torácica, causando a famosa corcunda.
A escoliose é um desvio lateral que deixa a coluna em forma de S ou C e pode ocorrer em qualquer parte da coluna.
5 dicas para corrigir a cifose torácica
Além de todas as recomendações preventivas, exercícios de fisioterapia também são ótimos para corrigir a postura e mudar alguns hábitos. Acompanhe as dicas no vídeo abaixo:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.