Menu

Cientistas desenvolvem um antibiótico contra 300 tipos de bactérias

Viva os avanços da ciência em benefício da nossa saúde e qualidade de vida!

Imagem ilustrativa: Freepik

Publicidade

O antibiótico é uma classe de medicamentos utilizados para eliminar algum tipo de bactéria, que devem ser usados com acompanhamento médico para que as células do corpo não sejam danificadas.

São muitos os tipos de remédios que agem como antibióticos, sendo que o primeiro a existir foi a penicilina, descoberta em 1928, e que muito provavelmente você já ouviu falar.

Agora, 94 anos depois do primeiro antibiótico ser descoberto, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovam a eficácia do medicamento fabimicina contra 300 diferentes tipos de bactérias resistentes a outros antibióticos.

Veja também: Antibióticos nem sempre são a solução: conheça os riscos

Publicidade

A importância do antibiótico fabimicina

A importância dessa descoberta é o grande risco que determinadas bactérias trazem à saúde humana.

Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2050, as bactérias que desenvolveram resistência contra os antibióticos devem ser responsáveis por pelo menos uma morte a cada três segundos no mundo inteiro.

Para começar a combater esse risco, o grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois publicou um estudo na revista científica ACS Central Science explicando a eficácia da fabimicina, que foi desenvolvida a partir da modificação de outro antibiótico já existente.

A criação da fabimicina

Para entender o medicamento é preciso saber que as superbactérias evoluem a partir de bactérias comuns.

Publicidade

Isso porque, aos poucos, vão adquirindo resistência aos medicamentos prescritos por médicos, o que dificulta o tratamento.

Além disso, um dos fatores que contribuem para o surgimento das superbactérias é o uso incorreto, assim como frequente, de antibióticos para outras condições.

Isso acaba expondo os micro-organismos às fórmulas, o que resulta em melhorar suas chances de sobrevivência futuramente.

Publicidade

O estudo em questão foi feito com camundongos e revelou que a fabimicina, desenvolvida a partir do antibiótico Debio-1452, mostrou eficácia contra infecções graves no pulmão, trato urinário e no estômago.

Os pesquisadores testaram o medicamento em mais de 300 tipos de superbactérias nocivas ao corpo humano.

A fabimicina foi eficaz contra todos os agentes e produziu resultados, mostrando que os antibióticos existentes podem ser modificados para melhorar a eficácia contra as superbactérias.

Publicidade

Por enquanto, o medicamento segue em fase experimental, não podendo ser testado em humanos ainda.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile