Essas cidades subterrâneas ocultam uma magia e um mundo novo, algumas delas escondendo lendas e histórias fascinantes. Nem sempre elas estão disponíveis ou em condições de ser visitadas por turistas, no entanto existem algumas a que você pode aceder.
Portland Underground
Nos Estados Unidos, por debaixo das ruas de Portland, existem uns túneis conhecidos como “Túneis de Shanghai” ou “Portland Underground”. Conta a história que esses túneis eram usados durante a década de 1850 até 1940, para o uso de tráfico humano e que muitas pessoas foram jogadas para lá e nunca mais saíram. Além disso, era uma via de transporte de mercadorias que chegavam dos navios, para evitar o tráfego e a chuva. Se sabe também que eram túneis de passagem que ligavam a zona da Baixa à Cidade Antiga de Portland (Chinatown). Ao longo dos tempos muitas dessas passagens foram quebradas, uma vez se foram construindo outros projetos, mas ainda é possível visitar parte dos túneis. Essa visita é feita a pé durante hora e meia e você precisa de levar lanterna. A experiência custa 12 $.
Túneis de Moose Jaw
No sul do Canadá, existem também os famosos túneis de Moose Jaw (a cidade em que se localizam). A história nos diz que, no início do século XX, os chineses querendo chegar à cidade, assustaram o país e por isso, começou a ser cobrado um imposto aos emigrantes desta nacionalidade, para que eles não roubassem os empregos ao povo canadiano. Como não tinham forma de pagar esse imposto, os chineses se foram escondendo debaixo de terra, com as suas famílias e, de quando em quando, vinham à superfície para trabalhar no comércio local, na área de câmbio de alimentos, pois de outro jeito não conseguiriam sobreviver. Esses túneis tinham ligação com os Estados Unidos e, já em meados do século XX, serviram para o transporte de bebidas alcoólicas.
Atualmente, existem muitos hotéis e serviços perto desses túneis por serem um ponto turístico muito atraente. Por isso, se você quer espreitar e conhecer melhor a história de Moose Jaw, marque a sua visita.
Cidade subterrânea de Pilsen
Na República Checa existe a cidade subterrânea de Pilsen (no oeste do país), que foi construída sob a cidade no século XIV. Essa cidade subterrânea tinha a função de conservar alimentos, guardar e conversar barris de cerveja e havia ainda estabelecimentos artesanais. Funcionava principalmente como uma verdadeira cave, num novelo de poços e passagens com 20 quilómetros de comprimento. Você pode visitar essa cidade e ainda experimentar a cerveja local, de nome Pilsner Urquell, que é a genuína cerveja histórica.
Caves “The South Bridge Vaults”
No Reino Unido, em Edimburgo, pode encontrar caves que datam o século XVIII dos tempos áureos de Edimburgo. Essas caves, conhecidas pelo nome ‘The South Bridge Vaults’, são algo místicas e nos envolvem em um ambiente de suspense. Inicialmente foram construídas para albergar sapateiros, bodegas, peças metalúrgicas e outros materiais proibidos nessa altura. Conta a história que, por essas caves, os assassinos Hare e Burke escondiam corpos, corpos esses que acabavam por ser vendidos e utilizados para experiências científicas. Posteriormente, as caves serviram de albergue para os mais pobres, até chegar aos dias de hoje.
Cidade subterrânea Dixia Cheng
Já na China você pode encontrar a cidade subterrânea Dixia Cheng, em Pequim. Essa cidade, composta por imensos túneis, foi erguida nos anos 70 e cumpria o objetivo de acolher os homens que temiam pela sua vida durante ataques nucleares ou bombardeamentos. Era uma verdadeira cidade com dormitórios, escolas, hospitais e outros serviços. Atualmente essa cidade está encerrada, pelo que você não pode visitar, mas quem sabe, num futuro próximo…
RÉSO de Montreal
No Canadá, em Montreal, você pode encontrar um grande labirinto subterrâneo moderno, ideal para fazer umas comprinhas. Esse espaço se chama de RÉSO e tem galerias de arte, lojas, restaurantes, cinema, apartamentos, paragens de metro e bibliotecas – nem parece verdade!
Setenil de Las Bodegas
No sul de Espanha, em Setenil de Las Bodegas, você não vai encontrar uma cidade subterrânea, mas sim um espaço diferente e bem fresquinho. Esse espaço fica debaixo de uma rocha e está repleto de casas e de bares, onde você pode tomar um drink e petiscar com os amigos. É como estar debaixo de um chapéu-de-sol gigante.
Mina de Sal de Wieliczka
Um dos pontos turísticos da Polónia é a Mina de Sal de Wieliczka (na cidade de Wieliczka). Essa mina, datada do século XIII, esteve produzindo sal até ao ano 2007 e atualmente está repleto de obras de arte para o turista apreciar. Para conhecer melhor a história dessa mina, você só precisa de fazer a visita do mineiro.
Cidade subterrânea de Derinkuyu
Finalmente, outra das cidades mais emblemáticas se situa na Turquia. Derinkuyu é o nome da cidade subterrânea e também ela se parece com uma cidade térrea comum – pode encontrar igrejas, armazéns, refeitórios, residências e adegas. Apenas 10% da cidade está ao dispor do público, mas você deve aproveitar esses 10% para conhecer essa cidade encantada.