Atualmente, o preço das casas é algo absurdo e assusta diversos potenciais compradores. Porém, para quem deseja comprar uma casa por um valor baixo, uma cidade italiana está vendendo casas por 1 euro! Mas nem tudo é bem como parece. Saiba então como garantir a sua e principalmente: quais são as condições de compra.
Veja também: dicas de segurança para quando estiver chegando em casa
Entenda a história
Em uma cidade chamada Bisaccia, localizada no sul da Itália, estão sendo vendidas casas por 1 euro, o que dá algo em torno de R$ 4,70. Esse valor absurdamente baixo chamou a atenção das redes sociais, afinal, o que motivaria que alguém a colocar um valor tão baixo para tantas casas?
Acontece que, assim como outras regiões da Itália, Bisaccia está tentando salvar as casas abandonadas em sua área metropolitana. Assim, ela incentiva possíveis compradores a se mudarem e reformarem essas casas em ruínas, trazendo desenvolvimento para a cidade. Além disso, evitam a disseminação de pragas e revitalizam áreas esquecidas.
Quais são as condições?
Para isso, a pessoa que comprar esse estabelecimento deve afirmar um compromisso com o governo local (atual proprietário) em manter a casa em ordem, reformando-as. Porém, há uma diferença entre Bisaccia e outras cidades italianas.
Em Bisaccia não há um nível mínimo de investimento para a reforma da casa, o que torna a compra mais acessível para muitos. Mas é claro que vai envolver custos altos, pois estão bem destruídas.
Por que estão sendo vendidas?
Essas casas vendidas por 1 euro são patrimônios das autoridades locais e estão abandonadas há muito tempo, por antigos cidadãos que migraram em busca de novas perspectivas na vida. Afinal, na história italiana, é muito comum que a população do sul migre para o norte da Itália ou até mesmo para outros locais da Europa e do mundo – como o Brasil.
Por que tão barato?
A facilidade do regulamento de compra nessa cidade é explicada pelo fato de as autoridades estarem visando uma transição tranquila. Isso porque não será preciso ir atrás de terceiros e atuar com procedimentos judiciais, lentos e desgastantes para ambas as partes, já que o governo é o proprietário do local.
Essas antigas casas se situam no centro histórico da cidade, próximas de um vistoso castelo da Idade Média. Embora sejam antigas, é uma excelente opção de compra e ótimo lugar para passar as férias e, quem sabe, morar. Já pensou?