Muitas pessoas desistem de cuidar de plantas por acharem que sempre as deixam morrer e não têm sorte em cultivar o próprio jardim. Mas pode ser que o problema esteja em desconhecer que as plantas têm ciclos de vida diferentes. Ou seja, quando você pensa que uma planta morreu, ela apenas está em dormência esperando o frio passar. Então, entenda como são os ciclos das plantas e volte a investir nesse hobby tão gratificante que é cultivar!
Plantas anuais
São as plantas que germinam, florescem e morrem dentro do período de um ano ou um pouco menos. Quando esse ciclo se completar, elas vão morrer e deixar sementes para suas “filhas” brotarem. Pode acontecer de algumas espécies sobreviverem por mais tempo, quando colocadas no ambiente apropriado, mas mesmo assim o ciclo vai se completar em um ano (de uma germinação até a formação de novas sementes).
- Feijoeiro
- Faveira
- Tomateiro
- Malmequer
- Amor-perfeito
- Manjerico
- Ervilhaca
- Saramago
- Girassol
- Petúnia
- Calêndula
- Zínia
- Gerânio
- Cosmo
Plantas bienais
Essas plantas têm um ciclo de vida dividido em duas partes: no primeiro ano elas vivem a fase vegetativa e, no segundo, a fase mais “ativa”, de reprodução, floração, frutificação e formação de novas sementes. Depois a planta morre e suas sementes dão origem a novas mudas.
Plantas vivazes
Essas são as plantas que completam seu ciclo de vida, anual ou bienal, e então suas folhas murcham e caem, e seu caule seca. Mas, embaixo da terra, ela mantém um bulbo, que parece uma batatinha ou uma cebolinha.
Esse bulbo é onde se concentram água e nutrientes. Ele vai ficar ali esperando um período de tempo passar (geralmente o inverno) até que esteja pronto para rebrotar. Então, essa planta não morre, apenas entra em dormência.
Plantas perenes
O ciclo de vida delas é variável conforme a espécie, mas é bem longo, por anos, décadas, séculos, milênios. Só vão morrer se não receberem os cuidados necessários para permanecerem vivas e saudáveis.
- Cica
- Eugênia
- Azaleia
- Cróton
- Pleomele
- Hibisco
- Lavanda
- Jabuticabeira
- Laranjeira
- Comigo-ninguém-pode
- Lírio-da-paz
- Jiboia
- Singônio
- Hortênsia
Perenes monocárpicas
Mesmo sendo perenes, algumas plantas são monocárpicas, ou seja, elas podem levar anos até crescerem por completo e darem flor, mas, depois disso, começam a morrer. Suas sementes caem no solo ou suas flores são polinizadas para dar origem a novas plantas.
- Agave
- Palmeira rabo-de-peixe
- Bromélia
Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar
E mais: