Todo mundo tem uma ou mais receitas de família na hora de tratar cortes e feridas simples. Mas, é sempre bom conhecer outras opções além das que você já sabe, principalmente se tiver um quintal com plantas medicinais esperando para serem úteis e beneficiar sua saúde. Então, será que você já conhecia essas receitas de cicatrizantes caseiros?
Ligadura com mel
O mel é um remédio natural muito poderoso, assim como o própolis, que também é produzido pelas abelhas. O mel é um antibiótico natural que atua contra os micro-organismos causadores de infecções e, por isso, ajuda na cicatrização da pele.
Para usar esse cicatrizante caseiro é muito simples, você só precisa de mel puro e de ligaduras esterilizadas que você pode comprar na farmácia e ter sempre em casa no seu kit de primeiros-socorros.
Com a ferida limpa, cubra-a com uma fina camada de mel, coloque uma ligadura por cima e depois aplique mais uma fina camada de mel. Troque por uma ligadura nova cerca de duas vezes por dia.
Mistura de óleos
Se você gosta de óleos essenciais e tem uma variedade na sua casa, pode fazer um mix de óleos para acelerar a cicatrização de feridas que já estejam com casquinha, ou seja, na fase final.
Veja quais óleos pode misturar, junto com um óleo carregador, que é um óleo mineral não essencial, pois os essenciais são muito fortes e podem causar lesões:
- 30 ml de óleo mineral, amêndoa ou coco;
- 1 gota de óleo essencial de calêndula;
- 1 gota de óleo essencial de lavanda;
- 1 gota de óleo essencial de rosmaninho;
- 1 gota de óleo essencial de camomila.
Junte todos os ingredientes em um frasco limpo e agite. Guarde bem fechado, dentro de um armário limpo e seco.
Para usar, basta aplicar uma pequena quantidade sobre a ferida que já não estiver aberta. Lave a ferida primeiro, depois aplique o mix de óleos e faça movimentos circulares suaves para os óleos penetrarem na pele. Pode usar até a ferida desaparecer completamente.
Compressa de Milefólio
Você pode comprar o extrato líquido de milefólio em farmácias e lojas de produtos naturais. Essa planta é cicatrizante porque favorece a coagulação do sangue, alivia a dor e a inflamação.
Para fazer a receita, dilua 1 colher de chá de extrato de milefólio em 125 ml de água morna e depois embeba essa mistura em uma compressa de tecido esterilizada. Aplique o tecido sobre a ferida e pressione com firmeza até esfriar. Pode repetir algumas vezes ao dia.
Gel de babosa
Essa é uma das receitas mais populares. O gel de babosa é aquela parte transparente que fica dentro da folha da babosa (aloe vera). Se você tem essa planta no seu quintal, pode colher uma folha, deixar escorrer o líquido amarelo (que é tóxico) e depois usar só a parte transparente.
Se não tiver, pode comprar o gel preparado em uma farmácia ou loja de produtos naturais, que seja apropriado para aplicar na pele. Essa planta tem alto poder hidratante, cicatrizante e anti-inflamatório.
Para usar, basta aplicar um pouco do gel de babosa puro sobre a ferida já limpa. Pode reaplicar 2 a 4 vezes ao dia até que a ferida esteja cicatrizada.
Veja também: Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
E mais: