Você costuma incluir o chuveiro na faxina mensal do seu banheiro? Mesmo parecendo estar limpo, sabia que se acumulam várias bactérias e fungos na parte interna dos furinhos? Quem trouxe esse alerta à tona foi o site norte-americano Inside Edition.
Depois de testar 11 tipos de duchas, os pesquisadores concluíram que os furinhos por onde a água sai são o ambiente ideal para o desenvolvimento de diferentes tipos de fungos e bactérias que gostam de ambiente úmido e quente.
As análises foram conduzidas pelo microbiólogo Joseph Falkingham, da Universidade Virgínia Tech. O cientista percebeu que uma microbactéria estava presente na maioria das amostras e que esse micro-organismo está associado a infecções pulmonares com sintomas de fadiga constante, febre e suor excessivo durante a noite.
Quando e como limpar o chuveiro?
Então, para prevenir esse tipo de doença nos membros da sua família, a solução é manter o chuveiro sempre limpo. Essa limpeza pode ser feita uma vez por mês, da seguinte forma:
- Desligue o disjuntor, caso seu chuveiro não tenha tomada, para evitar choque elétrico.
- Pegue uma sacolinha e coloque um pouco de água sanitária ou vinagre dentro.
- Amarre essa sacolinha na boca do chuveiro, cobrindo toda a parte por onde sai a água.
- Ligue o chuveiro e deixe um pouco de água cair dentro da sacolinha. A intenção é que a tampa do chuveiro fique dentro da água misturada com o produto.
- Deixe a sacolinha com água agir no chuveiro durante a noite e depois pode removê-la.
- Por fim, use uma escovinha para escovar bem cada um dos furinhos do chuveiro. Se conseguir desrosquear a tampa do chuveiro, melhor. Mas, se não conseguir, suba em uma cadeira ou escada e faça isso com o piso bem seco para evitar acidentes.
Essa dica de limpeza serve para desinfetar e também desentupir os furinhos do chuveiro que costumam acumular calcário da própria água.