Agora, na metade do mês de março de 2022, em várias cidades da Europa, fazem lindos dias de sol, depois de uma semana de chuvas. Mas, não é possível aproveitá-los porque o céu está encoberto pela chamada chuva de lama.
O céu está alaranjado/amarelado, como naqueles cenários de filmes apocalípticos, resultado do transporte de partículas de areia do deserto do Saara trazidas pela tempestade Célia.
A poeira chegou ao sudeste da Península Ibérica (Espanha) no dia 14 de março e logo se estendeu ao norte e centro de Portugal. E, embora seja uma poeira, é chamada de chuva de lama porque nestas regiões europeias está fazendo um inverno chuvoso (apesar dos dias intercalados de sol).
Chuva de lama traz risco à saúde
Esse fenômeno faz com que a qualidade do ar fique bastante reduzida – como se não bastasse a nossa preocupação com o coronavírus e a nova variante deltacron, que acaba de ser identificada.
Veja também: Flurona: entenda os casos de coinfecção por coronavírus e influenza
As pessoas têm, agora, mais um motivo para usarem as máscaras de proteção, conforme estão recomendando as autoridades de saúde europeias, para evitar que as partículas de poeira entrem nos pulmões.
Os brasileiros também devem se atentar à chuva de lama
De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), sensores a bordo de dois satélites (SNPP e NOAA-20) registraram um material particulado na atmosfera sobre o oceano Atlântico, perto da costa do Nordeste brasileiro, no domingo, dia 6 de março.
Segundo a MetSul Meteorologia, o transporte de areia pelas massas de ar deve prosseguir nos próximos dias sobre o oceano Atlântico e vai alcançar as áreas continentais da América do Sul e do Caribe.
O fenômeno não é incomum, mas nem sempre tem essa proporção. Se for grande o suficiente e com ventos favoráveis, a poeira pode viajar milhares de quilômetros e prosseguir também para as Américas Central, do Norte e áreas mais ao norte da América do Sul.
Ruim para as pessoas, bom para a natureza
Apesar de não gostarmos de ver o céu encoberto e toda a sujeira trazida pela chuva de lama, a natureza agradece.
Os componentes presentes entre as partículas de areia podem abastecer muitas espécies da flora Amazônica, favorecendo também a vida dos animais da floresta. A poeira contém minerais rochosos ricos em fósforo e outros minerais essenciais para as plantas.
Veja também: Saiba tudo sobre a nuvem de poeira que está assustando o mundo
Fonte: UOL Notícias e Visão