Menu

Churrasqueira em apartamento: qual modelo escolher?

Existe uma opção caso o seu apartamento não tenha a infraestrutura necessária

Crédito: Freepik

Publicidade

Hoje em dia, boa parte dos empreendimentos residenciais têm seus apartamentos com churrasqueira na sacada, e esse é um diferencial que agrega valor ao imóvel. Mas, para isso, o projeto arquitetônico precisa prever a churrasqueira, pois ela é embutida e necessita ser feito um duto de fumaça para cada apartamento, com saída lá no terraço. O que se pode fazer é escolher o modelo da churrasqueira, de acordo com o que está permitido no manual do proprietário entregue pelo condomínio. Veja essas dicas para escolher a sua.

Espaço disponível

A primeira etapa para escolhe a sua churrasqueira é conversar com um arquiteto para verificar o espaço disponível. Esse espaço leva em conta não apenas a churrasqueira, mas também uma estrutura básica com pia e bancada para o preparo do churrasco.

Pode comprar uma churrasqueira móvel?

Se você estiver pensando em colocar uma churrasqueira móvel na sua sacada para não precisar fazer obra, muito cuidado. De modo geral, os condomínios proíbem que saia fumaça de churrasqueira de qualquer janela ou mesmo da sacada, pois isso atrapalha o bem-estar dos vizinhos. Antes de investir, consulte o seu manual do proprietário ou o síndico.

Churrasqueira à carvão

Se o seu apartamento já tiver a estrutura necessária com duto de fumaça, você pode escolher ter uma churrasqueira a carvão, sem problemas. Esse é o modelo que mais gera fumaça, mas se o duto for bom, a fumaça não vai voltar para a sua sacada. Apenas reflita se aquele saborzinho de carne feita no carvão vale o trabalho extra que dá para limpar.

Publicidade

Churrasqueira a gás

Para um modelo a gás, além da infraestrutura com duto, será necessário ter uma rede de gás natural ou de botijão e um ponto de elétrica, tudo por dentro da parede. Se a obra estiver na planta e você já puder fazer alterações, decida isso o quanto antes. O lado bom é que essa churrasqueira assa a carne mais rápido e faz menos sujeira, além de ser a mais econômica.

Churrasqueira elétrica

A elétrica, como o nome diz, vai assar as carnes e vegetais usando apenas a energia elétrica, então não precisa de toda aquela infraestrutura de gás. Aliás, se o seu apartamento não tiver infraestrutura para churrasqueira, você pode ter um modelo portátil na sua cozinha, sempre colocando embaixo da coifa na hora de preparar os alimentos. Existem modelos de mesa, bem práticos. Mas, é claro que o sabor não será igual ao feito no carvão.

Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas

Sair da versão mobile