Quem não tem churrasqueira em casa pode fazer churrasco do mesmo jeito, usando um grill, uma churrasqueira elétrica ou uma chapa. Todas essas opções são boas porque não fazem a fumaça que o carvão faz usando a churrasqueira. Então, aí o problema da fumaça já está resolvido.
Como fazer churrasco com menos fumaça?
Mas, se você já tem a churrasqueira, e quer mesmo é saber como fazer o seu churrasco com menos fumaça, veja essas dicas:
Sal grosso
Já que você vai usar sal grosso para temperar a carne, aproveite e despeje um pouco desse sal, ainda seco, por cima do carvão. Depois acenda o fogo e faça seu churrasco normalmente.
Álcool em gel
Outra opção que ajuda é colocar um pouco de álcool em gel sobre o carvão. Não precisa colocar demais, sobre cada uma das pedras de carvão. Coloque mais ou menos por cima das que estiverem aparentes e então acenda o fogo. Tome cuidado, pois a chama vai ser alta.
Óleo de cozinha
Se não tiver nenhuma das opções anteriores, pode também fazer uma “tacinha” com algumas folhas de papel-toalha e colocá-la sobre o carvão. Dentro da tacinha, coloque óleo de cozinha. Ele vai escorrer lentamente sobre o carvão e evitar a produção de fumaça excessiva.
Carvão de qualidade
Por fim, invista em um carvão de boa qualidade, pois isso também vai influenciar na produção de fumaça. Uma boa opção são os carvões ecológicos. Faça o teste.
Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas