Menu

Chuchu ajuda a baixar pressão alta: verdade ou mentira?

É uma ótima ideia incluir esse vegetal na alimentação, mas não como substituto do tratamento médico

Crédito: Freepik

Publicidade

Para quem já tem pressão alta, infelizmente, não há como voltar atrás, pois essa é uma condição crônica. No entanto, a pressão se mantém equilibrada, sem causar problemas à saúde, se o paciente mantiver uma alimentação saudável e fizer o uso correto de seus medicamentos.

Na alimentação de uma pessoa com pressão alta é importante controlar, principalmente, os níveis de sódio, mas não só. É importante comer frutas frescas, queijos magros, azeite, água de coco, cereais integrais, ovos, carnes magras, oleoaginosas e, claro, verduras e legumes, como o chuchu, que é popular por ajudar a baixar a pressão alta. Será que é verdade?

Chuchu ajuda a baixar pressão alta?

Quando se fala que o chuchu é um alimento interessante para quem é hipertenso, o motivo é que esse vegetal contém potássio que ajuda a diminuir os níveis de sódio no sangue.

Em estudos realizados em laboratório, os cientistas perceberam que o chuchu também tem compostos que atuam no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que favorece a redução da pressão arterial. Mas não foram feitos estudos com humanos que comprovassem esse benefício.

Publicidade

Portanto, seja qual for a forma que você escolha de consumir o chuchu, ele não vai prejudicar a pressão. Mas, ao mesmo tempo, ainda não há comprovação científica de que ele serve como um remédio natural para essa finalidade.

Com certeza é uma boa ideia incluir o chuchu na sua dieta para pressão alta por conta do valor nutricional desse alimento. Mas nunca deve usá-lo como substituto da medicação para hipertensão e nem como um dos únicos alimentos saudáveis na sua rotina alimentar.

Veja também: mais benefícios do chuchu para a saúde

Sair da versão mobile