Menu

Chocolate para cachorro faz mal: veja receita alternativa

Existe um chocolate fake que você pode preparar em casa

Crédito: Reprodução

Publicidade

Já fizemos em outro artigo uma lista dos alimentos que cachorro não pode comer. Entre eles está o chocolate, que é tão adorado pelos humanos e que os peludos aceitam, se alguém oferecer. Mas, não é porque eles aceitam que pode dar chocolate para cachorro.

Muitos cães comem tudo o que veem pela frente, então é claro que o chocolate entra na lista. A questão é que, se você se preocupa com a saúde do seu cachorro, não dê chocolate a ele.

Por que não pode dar chocolate para cachorro?

É simples. O chocolate contém teobromina – uma substância que é tóxica aos cães. Essa substância é metabolizada normalmente pelo organismo humano, mas não pelo organismo dos cães.

Então, conforme o cachorro come, a substância vai ficando acumulada e se torna tóxica. E não tem como saber qual é a quantidade limite segura para oferecer. Cada cachorro tem um metabolismo único. Não vale a pena correr o risco de testar no seu, embora nem todos os cães apresentem sintomas depois de comer.

Publicidade

Por segurança é melhor não dar nenhum tipo de chocolate para seu cachorro, nem mesmo o amargo, achando que vai estar oferecendo menos açúcar para ele. A toxina está em todos os tipos, e em maior quantidade nos meio-amargos e amargos.

Sintomas de intoxicação

Como já foi dito, nem todos os cães passam mal depois de comer chocolate. Mas, como o risco é alto, principalmente se for em grande quantidade, é melhor ficar atento ao seu cão.

Se suspeitar que ele comeu chocolate escondido, observe o comportamento dele pelas próximas 24 horas.

Leve-o ao veterinário imediatamente caso ele apresente inquietação, respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca, vômito, diarreia e maior frequência de urina. Em casos graves, o cão pode ter convulsões e não sobreviver.

Publicidade

Aproveite e veja: Cuidados com cachorro idoso: 4 dicas essenciais

Receita de doce alternativo ao chocolate para cachorro

É uma pena que não possamos compartilhar nosso precioso chocolate com nossos pets. Mas, assim é mais seguro para eles. Em vez do chocolate você pode preparar um docinho que seu cão vai comer sem correr risco.

Ingredientes

  • Alfarroba em pó: ½ xícara;
  • Farinha de aveia: ½ xícara;
  • Água: ½ xícara;
  • Gelatina em pó sem sabor: 2 envelopes;
  • Água fria: 10 colheres de sopa.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a alfarroba em pó com a farinha de aveia.
  2. Adicione a água aos poucos à mistura, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea. Reserve.
  3. Hidrate a gelatina sem sabor. Para isso, basta misturá-la com a água. Depois adicione à massa e mexa até ficar uniforme.
  4. Preencha forminhas de silicone (para fazer bombons) com a massa, depois leve ao congelador por cerca de 2 horas.

Ofereça esse fake de chocolate para cachorro ao seu cão como um petisco, sem exagero, entre as refeições. Armazene em pote fechado, na geladeira, por até uma semana.

Publicidade

Veja também: Pode dar picolé para cachorro? Veja como fazer em casa

Sair da versão mobile