Já fizemos em outro artigo uma lista dos alimentos que cachorro não pode comer. Entre eles está o chocolate, que é tão adorado pelos humanos e que os peludos aceitam, se alguém oferecer. Mas, não é porque eles aceitam que pode dar chocolate para cachorro.
Muitos cães comem tudo o que veem pela frente, então é claro que o chocolate entra na lista. A questão é que, se você se preocupa com a saúde do seu cachorro, não dê chocolate a ele.
Por que não pode dar chocolate para cachorro?
É simples. O chocolate contém teobromina – uma substância que é tóxica aos cães. Essa substância é metabolizada normalmente pelo organismo humano, mas não pelo organismo dos cães.
Então, conforme o cachorro come, a substância vai ficando acumulada e se torna tóxica. E não tem como saber qual é a quantidade limite segura para oferecer. Cada cachorro tem um metabolismo único. Não vale a pena correr o risco de testar no seu, embora nem todos os cães apresentem sintomas depois de comer.
Por segurança é melhor não dar nenhum tipo de chocolate para seu cachorro, nem mesmo o amargo, achando que vai estar oferecendo menos açúcar para ele. A toxina está em todos os tipos, e em maior quantidade nos meio-amargos e amargos.
Sintomas de intoxicação
Como já foi dito, nem todos os cães passam mal depois de comer chocolate. Mas, como o risco é alto, principalmente se for em grande quantidade, é melhor ficar atento ao seu cão.
Se suspeitar que ele comeu chocolate escondido, observe o comportamento dele pelas próximas 24 horas.
Leve-o ao veterinário imediatamente caso ele apresente inquietação, respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca, vômito, diarreia e maior frequência de urina. Em casos graves, o cão pode ter convulsões e não sobreviver.
Aproveite e veja: Cuidados com cachorro idoso: 4 dicas essenciais
Receita de doce alternativo ao chocolate para cachorro
É uma pena que não possamos compartilhar nosso precioso chocolate com nossos pets. Mas, assim é mais seguro para eles. Em vez do chocolate você pode preparar um docinho que seu cão vai comer sem correr risco.
Ingredientes
- Alfarroba em pó: ½ xícara;
- Farinha de aveia: ½ xícara;
- Água: ½ xícara;
- Gelatina em pó sem sabor: 2 envelopes;
- Água fria: 10 colheres de sopa.
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture a alfarroba em pó com a farinha de aveia.
- Adicione a água aos poucos à mistura, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea. Reserve.
- Hidrate a gelatina sem sabor. Para isso, basta misturá-la com a água. Depois adicione à massa e mexa até ficar uniforme.
- Preencha forminhas de silicone (para fazer bombons) com a massa, depois leve ao congelador por cerca de 2 horas.
Ofereça esse fake de chocolate para cachorro ao seu cão como um petisco, sem exagero, entre as refeições. Armazene em pote fechado, na geladeira, por até uma semana.
Veja também: Pode dar picolé para cachorro? Veja como fazer em casa