Já sabemos que o chocolate é ótimo para liberar endorfina e aliviar o estresse. Quando é meio amargo ou amargo é melhor ainda, porque os verdadeiros efeitos para a saúde estão no cacau, que contém flavonoides de efeito antioxidante, prevenindo problemas de pressão sanguínea e de coração.
Estes benefícios já são bons o suficiente para você incluir 4 quadradinhos de chocolate com no mínimo 55% de cacau na sua dieta, mas há outro.
De acordo com o respeitado Dr. Alyn Morice, que é autoridade em estudos relacionados ao sistema respiratório, para pessoas com crises de tosse, o chocolate pode trazer mais eficácia do que xaropes à base de codeína.
Isso acontece porque ele forma uma camada viscosa na garganta que impede a ação das terminações nervosas responsáveis pela vontade de tossir. Os nervos se acalmam e a tosse não vem.
Mas para obter esse efeito, o chocolate deve ser comido sólido e derreter lentamente na boca até chegar à garganta.
Não vale tomar chocolate quente ou comer outros alimentos sabor chocolate, pois é na textura sólida dele que está o segredo. Então, prefira barrinhas de chocolate puro, e de preferência, amargo ou meio amargo, para aproveitar os demais efeitos benéficos à saúde.