Se você costuma consumir folhas verdes nas refeições, certamente conhece a chicória. Sua aparência lembra a da alface, mas ela é uma erva, de nome científico Cichorium intybus, com origem europeia e asiática. Com ela é possível fazer diversas receitas deliciosas e seus benefícios para a saúde são ainda mais variados. Confira a seguir.
Benefícios da chicória para a saúde
Ela é muito nutritiva e realmente oferece uma combinação incrível de nutrientes para o organismo que atuam de diferentes maneiras em benefício da saúde. Veja algumas delas:
1. Contribui com o emagrecimento
Se você está fazendo uma dieta de emagrecimento, com certeza deve inclui-la no cardápio. A cada 100 gramas da erva tem apenas 23 calorias. E como se não bastasse, ao mesmo tempo em que come quase nada de calorias, ingere um mix de nutrientes essenciais que vai dar um verdadeiro banho de saúde no corpo.
2. Alivia as dores musculares pós-treino
Também para quem está na busca por uma vida saudável e um corpo com músculos fortes, ela é um ótimo anti-inflamatório. Comer uma porção antes e outra depois do treino vai ajudar a aliviar o cansaço muscular e acelerar a recuperação.
3. Melhora a saúde do sistema digestivo
Na erva contém uma substância chamada inulina, que ajuda a reduzir a acidez do estômago, atuando muito bem no alívio do refluxo. E também, por ser uma rica fonte de fibras, vai ajudar o estômago e o intestino a trabalharem melhor.
4. Contribui com a saúde do sistema cardiovascular
Os problemas de saúde que estão relacionados com o sistema cardiovascular são o colesterol alto, que causa aterosclerose, a pressão alta, infarto e também o AVC. Então, sua atuação contra esses problemas é que ela contém a inulina, já mencionada no benefício anterior, e também fenóis, que são antioxidantes.
5. Mantém as células protegidas da oxidação
Por conter uma rica quantidade de antioxidantes, essa erva vai proteger as células da oxidação causada pelo excesso de radicais livres. Com isso o corpo fica mais protegido contra todos os tipos de doenças que ocorrem quando as células estão vulneráveis.
6. Redução da ansiedade
Até com isso ela contribui. Ela possui um efeito sedativo que ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a dormir melhor. Nesse caso, pode-se fazer um chá.
7. Fortalecimento de ossos e dentes
O cálcio está presente em boa quantidade nessa erva, fazendo com que seja benéfica também para o fortalecimento dos ossos e dos dentes. Esse é um benefício para pessoas de todas as idades, já que as crianças estão em fase e formação óssea e os idosos estão perdendo a densidade óssea e precisam de reposição.
Propriedades nutricionais
Como você viu, todo o corpo é beneficiado pelo seu consumo, de preferência quando ela é de fonte orgânica. Então, tudo isso acontece no corpo por causa dos nutrientes já mencionados e também desses que você consome a cada 100 gramas da erva:
- Valor energético: 23 calorias;
- Gorduras totais: 0,3 grama;
- Colesterol: 0 grama;
- Sódio: 45 microgramas;
- Potássio: 420 microgramas;
- Carboidratos: 4,7 gramas;
- Fibra: 4 gramas;
- Açúcar: 0,7 grama;
- Proteína: 1,7 grama;
- Cálcio: 100 microgramas;
- Ferro: 0,9 micrograma;
- Magnésio: 30 microgramas;
- Vitamina C: 24 microgramas.
Como fazer: 4 receitas
Agora que já sabe quantos benefícios essa erva oferece, é hora de se inspirar com receitas para incluir no cardápio da semana.
1. Omelete
Se já costuma colocar folhas verdes, como espinafres, na omelete, pode colocá-la também. Um prato rápido, gostoso e muito nutritivo, seja para o café da manhã, o almoço ou o jantar.
2. Rolinhos com carne moída
Esse é um belíssimo prato, além de muito saboroso e saudável, para servir como acompanhamento na mesa do almoço. Aqui a erva serve para embrulhar a carne e fica tudo muito macio e homogêneo.
3. Torta cremosa
Quer servir um prato especial para sair do comum? Experimente fazer essa deliciosa torta. Pode servir sozinha, com vegetais refogados, arroz ou uma carne guisada. Só precisa da chicória, cebola, trigo, vinagre, óleo, sal, ovos, leite, fermento e orégano.
4. Refogado ao vinho
Essa é uma salada quente bem interessante para servir com um arroz integral e um frango assado, grelhado ou guisado. A receita leva, além da erva, alho, azeite, azeitonas pretas, tomate, sal e vinho tinto seco.
Como fazer xarope de chicória
Para fazer o xarope, você vai precisar conseguir o suco da raiz da planta. Vai usar 500 mililitros e misturar no fogo com 500 gramas de açúcar, mexendo até ganhar consistência de xarope.
Depois deve armazenar um frasco de vidro esterilizado e tomar 1 colher de café até 3 vezes ao dia, quando estiver com os sintomas de tosse com catarro. Não dê às crianças sem a permissão do pediatra.