Ao contrário do senso comum, o check-up da mulher não inclui apenas o ginecologista. E não é somente este profissional da saúde que elas precisam visitar todo ano.
A saúde da mulher merece atenção especial, porque as mulheres têm um organismo bastante complexo e sensível. Quando fala-se em saúde da mulher, logo pensamos no ginecologista, mas não é só o sistema reprodutor que precisa de atenção no corpo feminino.
Para ter certeza de que todos os aspectos da saúde estão bem, a mulher pode fazer uma revisão anual seguindo uma lista de médicos e de exames que eles costumam pedir.
Conheça outros especialistas para cuidar da saúde e fazer o check-up da mulher.
Quais são os médicos da mulher, além do ginecologista?
No caso de não ter algum problema a ser tratado e fazer o check-up apenas por prevenção, além do ginecologista, consulte estes profissionais:
Endocrinologista: é o médico que trata de todas as glândulas internas do corpo, as responsáveis por produzir e liberar hormônios, processo completamente ligado à saúde feminina em todos os sentidos.
Dermatologista: o médico que trata da pele, couro cabeludo e unhas precisa da atenção da mulher ao menos uma vez por ano para verificar se a pele está livre de manchas ou sinais que mereçam mais atenção para prevenir o câncer de pele.
Cardiologista: o especialista na saúde do coração merece uma visita anual, especialmente a partir dos 50 anos, período da menopausa.
Oftalmologista: muitas doenças dos olhos começam de maneira discreta, por isso é importante visitar o oftalmologista para a prevenção e diagnóstico precoce de qualquer anomalia.
Nefrologista: o médico que trata dos rins recomenda que a mulher visite-o todos os anos para prevenir doenças renais, controlar diabetes e pressão alta que causam danos aos rins.
Outros especialistas podem ser consultados, caso ache necessário. É importante ressaltar que essas consultas não são obrigatórias, apenas ficam como sugestão, se você quiser fazer um check-up completo da sua saúde.
Exames da mulher
Os exames da mulher mais comuns solicitados pelos médicos, são:
- Papanicolau: o exame preventivo do câncer de colo do útero, feito a partir da primeira menstruação;
- Mamografia: feita a partir dos 35 ou 40 anos de idade, para prevenir câncer e outras doenças da mama;
- Exame de sangue: com os tipos especificados pelo médico, para analisar colesterol, diabetes e doenças crônicas. O exame de sangue também ajuda no diagnóstico de problemas de tireoide;
- Eletrocardiograma: a partir dos 50 anos o cardiologista poderá solicitar um eletrocardiograma anual para verificar a saúde do coração;
- Densitometria óssea: também após os 50 anos, a mulher pode fazer esse exame que mede a densidade dos ossos e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.
Primeira consulta ao ginecologista
Boa parte dos exames são feitos em mulheres a partir dos 50 anos, mas a verdade é que a prevenção deve ser incentivada desde cedo, começando pela primeira consulta ao ginecologista no início da adolescência.