Quem foi criança nos anos 80 e 90, certamente se divertiu com as histórias de Chaves, Kiko, Seu Madruga, Dona Florinda e companhia. Florinda Meza, esposa de Roberto Gómez Bolaños e atriz que deu vida a “Dona Florinda” no programa, comoveu as redes sociais ao revelar a tristeza que sente pela televisão mexicana não transmitir mais os humorísticos de sucesso.
Desde agosto de 2020, no auge da pandemia, todos os programas da marca Chespirito, incluindo Chaves e Chapolin, deixaram de ser exibidos em todo o mundo, por falta de acordo entre os herdeiros da marca com a Televisa.
Mi corazón de Chapulín está triste, porque el programa Chespirito no se ve en las pantallas de un mundo tan necesitado de risas y alegría. pic.twitter.com/xxjIREZy7I
— Florinda Meza (@FlorindaMezaCH) March 14, 2022
“Meu coração de Chapolin está triste, porque não se vê o programa Chespirito nas telinhas de um mundo tão necessitado de sorrisos e alegrias.”
De acordo com a estrela, a última vontade de Roberto Bolaños era de que seus programas continuassem no ar: “Eu não participei dessa decisão. Não me levaram em conta. Eu nunca teria permitido que o programa parasse de ser transmitido. Não o que meu Rober teria desejado. É por isso que agora estou lutando legalmente para poder voltar às telas”.
Chaves é um dos programas de TV mais emblemáticos em toda América Latina, e, segundo a imprensa mexicana, o conflito legal se deve ao fato de que a emissora Televisa detém os direitos do programa, enquanto a família Gómez Bolaños detém apenas a exploração comercial dos personagens. A disputa vigora desde 2014, ano em que Roberto faleceu.
No Brasil, tanto Chaves quanto Chapolim foram exibidos pela última vez em 31 de julho de 2020, data em que chegou ao fim o antigo acordo da Televisa com o SBT. Os fãs, claro, aguardam ansiosos pela resolução do conflito.
Veja também: Veja como nossas memórias afetivas despertam a nostalgia