chatgpt
Imagem: Freepik

ChatGPT: o que é e para o que serve?

Na linguagem técnica é difícil de entender, mas, vamos facilitar.

Publicidade

O ChatGPT não é uma coisa nova, tanto que está em sua terceira versão. Mas, antes, era usado apenas por técnicos da área da tecnologia da informação. Agora ele foi liberado para o uso de todas as pessoas.

Para você compreender de forma simples, o ChatGPT é como um site, que você acessa e lá existe uma tela para enviar perguntas para a “inteligência artificial” e ela vai responder o que você perguntou.

Por isso se chama “chat”, que significa “um local na internet usado para conversar em tempo real”, assim como usamos o WhatsApp ou como era o MSN.

Veja também: Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas

Como funciona o ChatGPT?

Agora você pode estar se perguntando: mas como é que essa “inteligência artificial” consegue ter todas as respostas? E elas são confiáveis?

Publicidade

Bem, sim. O ChatGPT é uma inteligência artificial que foi (e continua sendo) alimentada com muitas informações, usando técnicas de aprendizado de máquina para que seja capaz de gerar outras informações, únicas, a partir do que aprendeu.

É como se um grupo de médicos conseguisse inserir todo o conhecimento que existe na internet dentro do seu cérebro e, a partir disso, você conseguisse gerar informações únicas e o mais completas possível, para qualquer coisa que lhe perguntassem.

Para o que serve o ChatGPT?

Por mais que a gente tente simplificar, explicar o ChatGPT envolve o uso de termos técnicos, por isso, pode continuar parecendo complicado. Mas, você não precisa entender absolutamente tudo sobre ele para aproveitar seus benefícios.

Aliás, nem todo mundo vai achar útil o ChatGPT, mas, muitas áreas profissionais podem se beneficiar das respostas que essa inteligência artificial nos traz quando fazemos perguntas.

Publicidade

Por exemplo, um advogado pode usar o ChatGPT para ajudá-lo a criar uma defesa para um cliente, sem que ele se esqueça de nada importante que precise constar no documento, porque a inteligência artificial não tem “memória curta” como os humanos.

Também é útil para jornalistas, investigadores, tradutores, assistentes administrativos, designers, escritores e todos aqueles que podem melhorar o seu trabalho com informações mais detalhadas sobre o que precisam.

Essa inteligência artificial vai substituir profissões?

Logo quando saiu a versão do ChatGPT liberada para o público em geral, as pessoas ficaram impressionadas com o que essa inteligência artificial pode fazer. De fato, representa uma nova revolução industrial.

Publicidade

Mas, não quer dizer que várias profissões vão desaparecer. O que vai acontecer é que diversos profissionais terão mais facilidade em realizar suas tarefas, com mais qualidade também, com a ajuda do conteúdo fornecido pelo ChatGPT.

Se quiser dar uma olhadinha no visual dessa inteligência artificial, e se quiser arriscar fazer umas perguntas, acesse este link da empresa desenvolvedora, a OpenAI.

PODE GOSTAR TAMBÉM