Menu

5 Chás para pedra nos rins que você vai gostar de conhecer

Com efeito diurético, anti-inflamatório e calmante, esses chás ajudam a aliviar a dor e a eliminar as pedras no rins.

Crédito: Pixnio

Publicidade

As pedras nos rins, ou cálculos renais, são realmente pedrinhas que se formam nos rins ou nas vias urinárias por causa do acúmulo de cristais que existem na urina. Há quem tenha e não sinta, porém nas pessoas que sentem as cólicas são agudas e pode haver náuseas e vômitos. Veja quais os chás para pedra nos rins que ajudam a expulsas essas intrusas do seu interior.

Melhores chás para pedra nos rins

Existem muitas causas para as pedras nos rins, como excesso de sais e minerais na urina, distúrbios do metabolismo e obstrução das vias urinárias, entre outros. Além da intensa cólica, náuseas e vômitos, há quem perceba sangue na urina, vontade frequente de urinar, redução da quantidade de urina, febre e infecção urinária.

Para tratar, vai depender da recomendação médica após avaliar o caso de cada paciente. Existem medicamentos e cirurgias para remoção das pedras, mas quando elas são bem pequenas, tomar chás para pedra nos rins pode aliviar os sintomas e contribuir para que elas se dissolvam e sejam eliminadas aos poucos, sem precisar operar. Veja quais são:

1. Chá de folha de amora

Crédito: Pixabay

As propriedades diuréticas da amoreira são ótimas nesse chá para pedra nos rins, ajudando a eliminá-las através da urina. Mas é importante beber aos poucos, pois exagerar nos líquidos pode fazer muita pressão nas vias urinárias e causar ainda mais dor.

Publicidade

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas secas de amoreira: 15 gramas.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, adicione as folhas secas, abafe com uma tampa e deixe amornar.

2. Depois é só coar e beber 4 copos de 250 mililitros ao longo de todo o dia.

2. Chá de boldo, alecrim e camomila

Crédito: Pxhere

Essa combinação de ervas vai oferecer efeito calmante, anti-inflamatório e diurético para aliviar a dor e tratar das pedras nos rins.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas de boldo: 1 colher de sopa;
  • Folhas de camomila: 1 colher de sopa;
  • Folhas de alecrim: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver. Quando desligar o fogo, misture as folhas, mexa um pouco e tampe para que seja feita a infusão.

Publicidade

2. Depois que estiver morno é só coar e ir bebendo ao longo do dia.

3. Chá de salsinha

Crédito: Wikimedia

A salsinha faz um chá para pedra nos rins que ajuda os órgãos a filtrarem as toxinas da corrente sanguínea de uma forma mais eficiente, prevenindo que se formem mais pedras. Assim também fica mais fácil de eliminar as já existentes.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Salsinha fresca: 50 gramas.

Modo de preparo

1. Depois de ferver a água, coloque a salsinha dentro e tampe para abafar e as propriedades da planta serem liberadas na água.

Publicidade

2. Depois que estiver morno, coe e beba ao longo do dia.

4. Chá de sementes de melancia

Crédito: Pixabay

Quando comprar uma melancia, além de comer a fruta pura, que é muito diurética, lembre-se de guardar as sementes para fazer um chá e ajudar na eliminação dos cálculos renais.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Sementes de melancia: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Triture as sementes no liquidificador.

2. Coloque-as para cozinhar na água durante 10 minutos após a fervura.

Publicidade

3. Beba por dois dias seguidos, em horários espaçados, e depois faça um intervalo de cinco dias para beber de novo.

5. Chá de manjericão

Crédito: Pxhere

Por causa do ácido acético que existe no manjericão ele é mais uma opção na lista dos chás para pedra nos rins, pois ajuda a dissolvê-las. Ele também acaba atuando no controle do ácido úrico, que é um dos causadores dos cálculos, além de aliviar a dor.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas de manjericão: 10 unidades.

Modo de preparo

1. Depois de ferver a água, adicione as folhas de manjericão, tampe e deixe amornar.

Publicidade

2. Depois coe e beba ao longo do dia. Mas é importante que não use esse chá por mais de seis dias seguidos, já que ele pode reduzir demais os níveis de açúcar do sangue e da pressão.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. É importante salientar ainda que os chás para pedra nos rins podem ser perigosos se consumidos sem o acompanhamento de um profissional da medicina.

Leave a Reply

Sair da versão mobile