Menu

Melhores chás laxantes para aliviar a prisão de ventre

Intestino preso é um problema que causa desconforto constante. Mas o chás laxantes podem ajudar a trazer o bem-estar.

Crédito: Freepik

Publicidade

Os laxantes são as propriedades que estimulam a evacuação, aliviando os sintomas da prisão de ventre. Embora haja medicamentos com esse objetivo, é interessante que a primeira opção para solucionar o problema seja natural, buscando ajuda nos alimentos com efeito laxante e nos chás laxantes. Confira a seguir quais são as ervas que promovem o equilíbrio do trânsito intestinal.

10 Chás laxantes para combater a prisão de ventre

Mesmo com uma alimentação balanceada, rica em fibras e com bastante água, há quem sofra de constipação crônica e ainda precise de uma ajuda extra. É nesse momento que os chás laxantes entram em ação, pois as ervas irão liberar essa propriedade na água quente, que será absorvida com mais facilidade pelo organismo.

Dessa forma, ao chegarem no intestino, os laxantes irão fazer com que as fezes se diluam na água do chá e a pessoa consiga evacuar, eliminando todo o acúmulo e o peso que estava sentindo.

Porém é importante deixar claro que os chás laxantes não podem ser consumidos o tempo inteiro, em especial os mais fortes. Em excesso eles acabam irritando o intestino ao forçarem a evacuação, podendo resultar em problemas intestinais. Com a consciência que deve usar os chás com cautela, veja quais são os mais recomendados:

Publicidade

1. Chá de manjericão

Crédito: Pxhere

O chá dessa planta apresenta bons resultados como laxante, ajudando a equilibrar a função intestinal, além de oferecer benefícios para o fortalecimento do sistema imunológico, que fica localizado, em sua maior parte, no intestino.

2. Chá de raiz de alcaçuz

Crédito: Coisas da Roça

Essa planta tem muitas propriedades benéficas ao organismo. Além de ser anti-inflamatório, protegendo o estômago e o intestino de doenças, também age como laxante, aliviando o inchaço e mal estar.

3. Chá de cravo

Crédito: Pixabay

Esse chá, apesar de ser calmante para o estômago, tem um efeito laxante muito forte e por isso precisa ser tomado com bastante cautela. Além disso, o chá de cravo é analgésico e antisséptico, atuando no alívio de dores.

4. Chá de funcho

Crédito: Divino Chá

O funcho é uma planta muito nutritiva, rica em vitaminas e minerais. Também ajuda a inibir o apetite e a acelerar o metabolismo, o que vai impulsionar ainda mais o seu efeito laxante. Além disso, o chá de funcho é bom para tratar o ataque de parasitas intestinais, aliviar dor de estômago e desintoxicar o fígado e o baço.

Publicidade

5. Chá de raiz de bardana

Crédito: Blog Plantei

Tanto a constipação, quanto a indigestão e as inflamações no sistema gastrointestinais podem ser tratadas com esse chá. Ele é diurético, ajudando a eliminar os líquidos retidos no organismo, e contribui com o alívio de cólicas renais.

6. Chá de erva-doce

Crédito: Pixabay

Por causa da constipação intestinal, muitos gases ficam acumulados, causando inchaço e desconforto. O chá de erva-doce vai ajudar nesse sentindo, eliminando os gases e aliviando o inchaço.

7. Chá verde

Crédito: Pixabay

O chá verde é ótimo para tratar muitos problemas no corpo e não é agressivo em seu efeito laxante. Ele pode ser tomado diariamente e, junto de uma alimentação saudável, vai devolver o bom funcionamento ao intestino.

Publicidade

8. Chá de cáscara sagrada

Crédito: Herbs

Diferente do anterior, esse chá é um forte laxante purgativo, um dos mais conhecidos para esse fim. Deve ser usado apenas quando a constipação estiver muito forte e seja necessário limpar o intestino.

9. Chá de hortelã

Crédito: Pixabay

A hortelã é uma planta que promove inúmeros benefícios à saúde, em todas as partes do corpo. No sistema gastrointestinal, o chá de hortelã atua aliviando as dores, melhorando a digestão e prevenindo a prisão de ventre, além de inibir o apetite.

10. Chá de sene

Crédito: Eco Adubo

Esse é outro chá muito popular para soltar o intestino preso. Assim como a cáscara sagrada, seu efeito é bem forte e as doses devem ser pequenas para evitar que provoque irritação do trato intestinal.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Veja também: Exercício para eliminar gases

Leave a Reply

Sair da versão mobile