Quem sofre de estresse e de ansiedade sabe como é difícil relaxar e até dormir, principalmente quando bate a inquietação que faz com que o cérebro fique a mil por hora. Os chás calmantes são uma solução natural para esses problemas.
5 Opções de chás calmantes
Feitos de ervas cujos compostos trazem sensação de bem estar e tranquilidade, os chás que ajudam a relaxar são uma ótima opção para o dia a dia, principalmente se você prefere uma solução natural ao invés de remédios.
A seguir, confira opções de chás deliciosos que vão lhe fazer muito bem.
Chá de camomila
“Tá nervoso? Toma chá de camomila”. Essa erva todo mundo conhece pela ação calmante, mas também é rica em flavonoides com ação anti-inflamatória e antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, câncer e Alzheimer. Esses benefícios também ajudam a ficar mais tranquilo, certo?
Chá de melissa
Se estiver sem sono ou os pensamentos não lhe deixam dormir, experimente preparar um chá com duas colheres de melissa e uma xícara de água fervente. Pronto: você tem um sonífero natural, que também vai reduzir sua ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Chá de capim-limão
Além do cheiro delicioso, o capim limão ainda tem propriedades calmantes e antidepressivas e é altamente recomendado para dores de cabeça, pois tem poder analgésico. O melhor de tudo é que ele também é diurético, ou seja, amigo da dieta.
Chá de erva-cidreira
Chá de folha de maracujá
Outras dicas para combater ansiedade
Combinar a ingestão dos chás calmantes com outros hábitos pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no dia a dia. Eis algumas dicas que podem te ajudar:
- Pratique atividades físicas para elevar a produção de serotonina, hormônio do bem-estar, e liberar o estresse;
- Tire um momento para pensar sobre o que está lhe deixando ansioso e quais medidas você pode tomar para melhorar;
- Aposte em tratamentos alternativos, como homeopatia e florais de Bach;
- Invista no controle da mente através de exercícios como yoga e meditação;
- Controle sua respiração, inspirando lentamente pelo nariz com a boca fechada e expelindo o ar pela boca;
- Organize sua rotina, pois quem é ansioso tem medo do que está por vir, e ao se preparar você evita (ou pelo menos minimiza) o risco de imprevistos;
- Cuide-se e tire um momento para si mesmo diariamente.