Chama-se de inflamação toda reação de defesa do organismo quando é atacado ou sofre alguma mudança de risco. O corpo inflama em determinada região quando nela surgem cortes, feridas, queimaduras ou acne. Também quando há exposição a produtos químicos ou a agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Para tratar a inflamação, muitas pessoas recorrem aos chás anti-inflamatórios.
Mas antes de saber quais são os chás que pode tomar para ajudar a combater uma inflamação, é importante saber que um processo inflamatório representa que o seu corpo está agindo para se curar. Então, não tente simplesmente tomar chás anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. O que precisa fazer é consultar um médico ou farmacêutico para saber exatamente o que precisa ser tratado e de que forma.
Somente depois de receber o tratamento médico é que pode fazer uso de chás para contribuir com o alívio dos sintomas da inflamação, que são dor, inchaço, calor na região, podendo haver coceira e secreção tipo pus. Os chás atuam sobre esses sintomas, mas não curam o problema sozinhos.
Veja também: alimentos anti-inflamatórios para ser mais saudável
1. Erva-de-são-joão
Para ter certeza de que está comprando a planta certa, procure pelo nome científico que é Ageratum conyzoide. Essa é a erva anti-inflamatória que você vai usar para fazer o chá. Também preste atenção para consumir apenas as folhas e não as flores, pois elas possuem uma alta toxidade que causa lesões nos órgãos internos. A dose segura a utilizar é de 1 colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água, até 3 xícaras ao dia.
2. Alecrim
O alecrim é uma planta muito popular, porém a maior parte das pessoas a utiliza como tempero para os alimentos e para aromatizar os ambientes. Mas o fato é que o alecrim possui muitos efeitos benéficos à saúde, inclusive o anti-inflamatório. O nome científico do alecrim é Rosmarinus officinalis e, ao consumir o chá, você irá absorver propriedades analgésicas, antidepressivas, antimicrobianas e cicatrizantes, ajudando a curar as feridas inflamadas.
3. Erva baleeira
A erva baleeira pode ser encontrada com os nomes científicos Varronia verbenacea e Cordia verbenacea. Ela oferece um bom efeito em comparação com diclofenaco, que é um popular anti-inflamatório, porém com a vantagem de não demonstrar os efeitos colaterais causados pelo medicamento sintético. Ela oferece esse efeito por ser um poderoso antioxidante, ajudando a tratar as inflamações e a dor causada por elas.
4. Chá de sucupira
Mais um dos chás anti-inflamatórios bem recomendados pela medicina popular é o da árvore sucupira, de nomes científicos Pterodon emarginatus e Pterodon pubescens. Na hora de fazer o chá, não use as folhas, pois elas apresentam alta toxidade em animais, então não é segura para humanos também, até que comprove o contrário. O chá deve ser feito com a casca interna, sementes ou caule da árvore. Ele ajuda a aliviar a dor e a tratar as inflamações, inclusive de doenças crônicas e problemas imunológicos.
5. Macela
Outra planta que é muito popular por causa de seus efeitos medicinais conhecidos por todos é a macela. Seus nomes científicos são Achyrocline satureioides e Achyrocline alata e é uma planta usada para acalmar as crianças, já que é de uso seguro. Também trata inflamações do trato digestivo, dores musculares, nas articulações, feridas como herpes e outras pelo corpo. Alivia a dor, relaxa o corpo e trata a inflamação ao mesmo tempo.
Aproveite e conheça também os benefícios oferecidos pelo chá de unha-de-gato, que é mais um dos chás anti-inflamatórios naturais: