Menu

Chão de taco: vantagens e como manter sempre com cara de novo

Esse tipo de piso deixa a casa mais elegante, aconchegante e quentinha, e é fácil de limpar

Crédito: Freepik

Publicidade

O chão de taco é um tipo de revestimento de madeira para piso usado há muitos anos e até hoje é sinônimo de beleza e valor agregado. Ele pode ser feito com diversos tipos de madeira e traz muitas vantagens para o imóvel e quem vai morar nele. Mas, para que esteja sempre bonito, é preciso ter cuidados na hora de limpar, saber como restaurar e como evitar que estrague. Veja todas essas dicas agora.

Vantagens do piso de taco

Se estiver na dúvida sobre colocar (ou tirar) chão de taco ou outro material na sua casa, veja algumas das vantagens de escolher esse revestimento de madeira:

Conforto térmico

Diferente dos pisos frios de azulejo, porcelanato ou pedra, o piso de taco é perfeito para quem gosta de andar em casa descalço ou de meias, sem ficar com os pés gelados. É uma ótima opção para as regiões mais frias, pois ajuda a manter a casa mais aquecida.

Durabilidade

Se você escolher uma empresa com padrão de qualidade, que tenha tacos certificados e faça uma instalação perfeita, o revestimento pode durar mais de 50 anos, cuidando direitinho no dia a dia. Quando ocorre algum tipo dano, muitas vezes é possível restaurar sem precisar trocar as peças, diferente de outros tipos de piso.

Publicidade

Valor agregado

Uma casa que tenha um chão de taco bem bonito e bem cuidado, certamente terá esse aspecto como uma vantagem na hora de vender ou alugar, aumentando o valor do imóvel.

Fácil manutenção

Quando quiser fazer uma manutenção para evitar que o piso fique cada vez mais desgastado, o procedimento costuma ser simples: basta lixar ou raspas o verniz antigo, limpar e aplicar um verniz novo.

Como limpar o chão de taco do jeito certo?

A limpeza correta do chão de taco é mais simples do que pode parecer. Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de piso não deve ser lustrado com cera.

Para mantê-lo limpo e brilhoso, basta aplicar um pano úmido com água morna e detergente, depois aplicar um pano seco para evitar manchas e amolecimento da madeira. Uma colher de sopa de detergente para cinco litros de água é o suficiente.

Publicidade

Se optar pelo aspirador de pó, tome muito cuidado com a parte plástica do bocal, que pode arranhar os tacos. O melhor mesmo é varrer com uma vassoura de cerdas macias.

Dicas para recuperar chão de taco

Se o seu chão de taco sofreu algum dano, como riscos mais profundos ou buracos, faça o seguinte:

  1. Retire todos os móveis do ambiente;
  2. Limpe o piso de taco, como descrito no tópico anterior;
  3. Tampe todas as imperfeições usando massa acrílica para madeira, removendo os excessos com uma espátula;
  4. Use uma lixadeira para alisar a massa acrílica e deixar bem nivelado;
  5. Limpe todo o pó com um aspirador ou vassoura;
  6. Finalize aplicando uma camada de verniz, resina ou impregnador de madeira.

Mesmo que o estrago seja em uma pequena área do cômodo, como você vai aplicar o acabamento envernizado, é melhor passar em tudo para ficar igual, e é por isso que o primeiro passo é retirar todos os móveis do ambiente.

Publicidade

O que não usar na limpeza?

No chão de taco não é recomendado usar qualquer tipo de cera líquida ou em pasta. Também evite produtos de limpeza, como desinfetantes, que não sejam próprios para madeira, exceto o detergente.

Além disso, não use cloro e nem produtos abrasivos, como saponáceos, álcool ou esponjas de aço, pois o piso ficará manchado ou riscado.

Cuidados para não manchar o chão de taco

Além de evitar os produtos que mancham, também é importante tomar cuidado com a água. Esse tipo de piso não deve ser instalado em áreas molhadas, e se acontecer de molhar profundamente, poderá manchar e estufar.

Publicidade

Caso aconteça de molhar, limpe de imediato e seque bem. Se for preciso, use um secador de cabelo ou deixe bater sol naquela parte do piso, sem colocar tapete ou móveis por cima até que esteja bem seco.

Depois, para deixar brilhoso, pode usar uma cera líquida amarelada que seja própria para esse tipo de piso, conforme as recomendações da embalagem do produto.

Veja também: como limpar piso de madeira de 4 formas diferentes

Publicidade
Sair da versão mobile