O chá vermelho é mais um dos derivados das folhas da Camellia sinensis, a mesma planta da qual se fazem as variedades chá verde, branco, preto e azul. O que muda entre cada um deles é o período da colheita e o processo de desidratação das folhas. Dessa forma, as propriedades de cada tipo também se alteram nas quantidades, fazendo com o que ofereçam diferentes benefícios à saúde.
Benefícios para a saúde

O chá vermelho é composto por muitas vitaminas, minerais e antioxidantes do tipo polifenóis e flavonoides, todos com funções importantes na manutenção da saúde. Veja de forma seus componentes atuam no corpo:
Acelera o metabolismo
Assim como as outras variações, esse chá contém cafeína, por isso é um dos tipos de chás recomendados para acelerar o metabolismo, contribuindo com a queima de calorias durante o treino. A cafeína também é boa para ajudar o corpo a despertar pela manhã, acionando diversos sistemas do corpo. Apenas deve evitá-lo à noite para que ele não atrapalhe o relaxamento na hora de ir dormir.
Protege o cérebro
As vitaminas do complexo B presentes nesse chá possuem muitas funções no corpo humano, sendo uma delas a proteção do sistema nervoso e a melhora do funcionamento cerebral de modo geral.
Tem efeito antioxidante
Esse efeito é oferecido tanto pelos flavonoides, catequinas e polifenóis, quanto pelas vitaminas, que ao serem metabolizados atuam protegendo as células da oxidação. Essa oxidação faz as células adoecerem e acabam por desencadear processos inflamatórios no corpo com mais facilidade. Quando as células estão protegidas, funcionam se renovando constantemente, fazendo o corpo se manter mais jovem e ativo.
Contribui com o emagrecimento
Para quem está em processo de emagrecimento, os chás para emagrecer costumam fazer parte do cardápio diário. Esse tipo de chá, o vermelho, também é uma boa recomendação, seja por causa do seu efeito diurético ou por causa da cafeína que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. Ele vai funcionar se for ingerido dentro de uma dieta prescrita por nutricionista.
Como preparar
Você pode comprar em sacos com as folhas desidratadas e mais inteiras. Essa opção é melhor do que os chás de saquinho, pois esses nem sempre são puros. Para preparar, basta misturar 1 colher de sopa rasa de folhas desidratadas de chá vermelho em 1 xícara de água acabada de ferver. Deixe por 5 minutos em infusão, depois coe e beba.
Como e quando tomar
Nenhum chá deve ser tomado em excesso. No caso do chá vermelho, três xícaras ao dia é o bastante, seja para prevenir problemas de saúde, para tratá-los ou para ajudar a perder peso. Tome em momentos diferentes do dia, podendo ser meia hora antes de cada refeição ou acompanhando os lanches da manhã e da tarde. Se perceber qualquer reação adversa e desconfiar que possa ser do chá, suspenda o uso.
Evite tomar se tiver problemas de pressão alta, nervosismo ou insônia. Se estiver grávida ou amamentando, fale com o obstetra antes de fazer uso desse chá.