É sempre bom conhecer novas receitas de chás para experimentar. Feita com plantas e especiarias que ficam em infusão com a água, essa bebida sempre tem propriedades medicinais interessantes a oferecer. Um bom exemplo é o chá verde com hibisco. Conheça seus benefícios para a saúde e veja como preparar.
Benefícios para a saúde
O chá verde é obtido de uma planta chamada Camellia sinensis, originária da China, mas já difundida em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O hibisco é uma linda flor, de nome científico Hibiscus sabdariffa, da qual também é possível fazer chá. Veja seus benefícios.
1. Fonte de cafeína
O chá verde contém cafeína, então é uma boa opção para dar mais energia, mas sem fazer mal para o estômago, como ocorre com o café. Há quem não possa exagerar no café por causa do risco de úlceras estomacais, então nesse caso ele é um bom substituto para a obtenção da cafeína.
2. Riqueza de antioxidantes
As duas plantas são ricas em antioxidantes. Ou seja, atuam na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas que afetam as células. Os antioxidantes evitam a oxidação que adoece as células, logo o corpo todo se mantém mais saudável.
3. Facilita a perda de peso
O chá verde com hibisco também reúne as propriedades das duas plantas para incentivar o emagrecimento. Ele precisa ser ingerido dentro de uma dieta saudável, de preferência prescrita por nutricionista, para oferecer esse benefício.
As propriedades do hibisco que agem para o emagrecimento são as antocianinas, os flavonoides e os fenólicos, que ajudam a metabolizar os lipídios, facilitando a eliminação de gordura. Também ajuda a reduzir o tamanho das células de gordura.
A colaboração por parte do chá verde ocorre por causa do seu efeito termogênico, que acelera o metabolismo e incentiva a queima de calorias. Nesse caso, é ainda melhor beber antes da prática de atividade física.
4. Fonte de vitaminas e minerais
O corpo humano necessita de uma grande variedade de vitaminas e minerais para que seus sistemas funcionem corretamente. Nessa mistura é possível encontrar uma excelente combinação de vitaminas do complexo B, vitamina C, K, ácido fólico, potássio, manganês, cálcio, ferro e magnésio.
5. Redução do colesterol e da pressão
Ter colesterol alto é um perigo, pois o acúmulo dessa gordura nas paredes das células dificulta a passagem do sangue. Logo, aumenta o risco de doenças, em especial as cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose, derrame e infarto. Então, tomar esse chá junto de uma dieta saudável vai ajudar na limpeza do colesterol ruim que está preso nas paredes das artérias.
Como preparar
A receita do chá verde com hibisco é tão simples quanto a de qualquer outro tipo de chá. Veja o que vai precisar e como fazer:
Ingredientes
Água: 600 mililitros;
Chá verde: 1 colher (sopa);
Hibisco desidratado: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Coloque a água para esquentar, até quase ferver e desligue;
- Adicione as colheres de hibisco e chá verde, tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
- Depois coe e já pode beber. Prefira consumir tudo no mesmo dia.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer