O chá verde é obtido da planta Camellia sinensis, originária da Índia e da China, mas bastante difundida em todo o mundo atualmente. Se você é amante de chá, esse tipo é um dos mais recomendados por causa dos imensos benefícios que fornece à saúde. Quando mistura-se o chá verde com gengibre, então, as vantagens só aumentam.
4 receitas de chá verde com gengibre
Com o título de segunda bebida mais consumida no mundo, o chá verde fica atrás apenas da água. Ele é feito com os brotos e folhas da planta, que passam por processos de secagem e moagem para então chegar às lojas.
Veja a seguir quatro receitas de chá verde com gengibre e também tire a dúvida sobre o poder de emagrecimento dessa mistura saborosa e saudável.
1. Chá verde com gengibre simples
Você até pode agregar mais ingredientes ao seu chá, conforme verá nas receitas a seguir, mas com apenas três ingredientes já é possível fazer um ótimo chá.
Ingredientes
- Gengibre: 1 centímetro;
- Chá verde: 1 colher de sobremesa;
- Água: 1 xícara.
Modo de preparo
1. Leve a água para aquecer. Quando começar a chiar, desligue. Não deixe ferver ou o chá irá perder propriedades importantes.
2. Em seguida, coloque o chá verde e o gengibre em fatias na água, abafe, e deixe por apenas três minutos.
3. Coe e seu chá verde com gengibre está pronto para beber.
2. Com gengibre e canela
Adicionando a canela ao chá, ela potencializa o efeito termogênico que o gengibre também tem. Essa mistura é ideal para quem deseja acelerar o metabolismo.
Ingredientes
- Canela: 1 pau;
- Gengibre: 1 centímetro;
- Água: 1 xícara;
- Chá verde: 1 colher de sobremesa.
Modo de preparo
1. Aqueça a água. Quando começar a ferver, desligue o fogo.
2. Coloque o chá verde, o gengibre e o pau de canela na água. Deixe agir por três minutos.
3. Coe o verde com gengibre e canela e pode beber.
3. Com gengibre e laranja
A laranja é uma fruta muito saudável, rica em vitamina C, além de agregar um sabor delicioso ao chá. Se preferir pode beber gelado.
Ingredientes
- Laranja: suco de meia unidade;
- Gengibre: 1 centímetro;
- Água: 1 xícara;
- Chá verde: 1 colher de sobremesa.
Modo de preparo
1. Coloque a água para aquecer. Ao chiar, desligue o fogo.
2. Adicione o chá verde e o gengibre em fatias. Deixe agir por três minutos.
3. Coe o seu chá, adicione o suco da laranja e pode beber ou deixar na geladeira para tomar quando estiver fresquinho. Nesse caso adicione o suco na hora de beber.
4. Com gengibre e limão
Assim como a laranja, o limão é rico em vitamina C que é um ótimo protetor contra gripe e antioxidante que ajuda as células do corpo todo a se renovarem e rejuvenescerem.
Ingredientes
- Limão: suco de ½ unidade;
- Água: 1 xícara;
- Gengibre: 1 centímetro;
- Chá verde: 1 colher de sobremesa.
Modo de preparo
1. Leve a água para aquecer. Quando começar a chiar, desligue.
2. Coloque o chá verde e o gengibre em fatias na água, abafe e deixe agir por três minutos.
3. Coe seu chá , misture o suco de limão e está pronto para beber. Da mesma forma como a receita anterior, pode colocar o chá na geladeira e adicionar o suco de limão apenas quando for consumir.
Chá verde com gengibre emagrece?
Tanto o chá verde quanto o gengibre possuem propriedades que atuam em benefício de vários sistemas do corpo, inclusive para o emagrecimento. A quantidade a consumir, porém, deve ser equilibrada para que não causem efeitos colaterais. Veja alguns benefícios de cada um:
Benefícios do chá verde
O chá verde possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que previne arteriosclerose, doenças hepáticas, câncer e problemas cardiovasculares. Com isso, ele contribui para a melhora da pressão arterial, equilibra o colesterol e também os níveis de açúcar no sangue. O chá verde é, ainda, um eficiente diurético.
No auxílio ao emagrecimento, as estrelas são as catequinas. Elas são o grande princípio ativo do chá verde. Atuam como antioxidantes termogênicos que aceleram o metabolismo, aumentando a queima de calorias. As fibras também são importante, já que regulam o intestino e aumentam a saciedade.
Benefícios do gengibre
Assim como o chá verde, um dos benefícios mais conhecidos do gengibre é o seu potencial termogênico. Isso faz o metabolismo trabalhar mais rápido e gastar mais gordura acumulada. Mas para isso, é necessário praticar atividade física, pois a gordura não vai embora sozinha.
Além do efeito termogênico, o gengibre também melhora a saúde porque é anti-inflamatório. Isso acaba aliviando problemas como artrites e infecções respiratórias. Ele ajuda também a reduzir cólica, a combater mau hálito, a melhorar a digestão, a aliviar enjoo, a desinchar e tem efeito antibiótico contra bactérias e fungos que estejam atacando o corpo com doenças.
Dica: faça uso consciente do chá verde com gengibre
Embora sejam dois alimentos naturais e muito saudáveis, é sempre válido alertar que todo remédio pode virar veneno quando ingerido em excesso. Então, não exagere na dose, pois os efeitos poderão ser contrários. Você pode ter insônia e problemas cardíacos, por exemplo.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.