A semente da sucupira já era muito conhecida pelos povos indígenas, sendo redescoberta vários anos depois, tornando-se cada vez mais famosa por suas incríveis propriedades medicinais. Agora, o chá de sucupira é descoberto como nova fonte de diversos benefícios.
Para que serve o chá de sucupira
É difícil de imaginar que um chá proveniente de uma semente tão usual possa trazer poderosos benefícios para o organismo. Veja abaixo quais são os benefícios que ele pode trazer para o corpo.
Alivia dores na coluna
Devido suas propriedades naturalmente analgésicas, o extrato das sementes de sucupira também auxilia no alívio de dores ocasionadas por problemas de coluna. Portanto, o consumo deste extrato é muito indicado para pessoas que sofrem de diversos problemas nessa região, como bicos de papagaio, hérnia de disco e dores nas articulações.
Vermífugo
Não é difícil de imaginar o quanto esse problema é incômodo, não é?
A boa notícia é que o chá combate com bastante eficácia os parasitas, sendo um excelente vermífugo natural e acabando com todos os danos gerados por esses seres incômodos.
Anti-inflamatório
O chá de sucupira também é um excelente anti-inflamatório natural. Ele inclusive é excelente para reduzir inchaços de determinadas regiões do corpo e também para a melhor cicatrização de feridas abertas.
Rejuvenesce a pele
Por ser rico em antioxidantes, esse chá é muito importante para combater os radicais livres presentes no organismo, responsáveis por gerar danos em diversas células, como as da pele.
Esses radicais livres provocam o envelhecimento da derme e prejudicam o bom funcionamento das células dessa região. Por isso, ele é muito importante para manter a pele jovem por mais tempo.
Ajuda a prevenir o câncer
Considerado um dos grandes males do século XXI, o câncer ainda não possui uma forma de prevenção definitiva. Ele surge a partir de uma proliferação desenfreada de células defeituosas, que provoca um tumor maligno e, posteriormente, um câncer.
Os radicais livres podem ser os responsáveis pelo surgimento do câncer, pois há a chance de que eles alterem o material genético do DNA, gerando uma mutação danosa ao corpo humano.
Por isso, o chá dessa semente pode servir como auxiliar no combate ao câncer, pelo alto teor de antioxidantes presentes na sucupira. Isso evita o fenômeno da mutação gênica que pode gerar o câncer, diminuindo as probabilidades dele ocorrer.
Reduz a inflamação nos músculos
Alguns estudos recentes mostram que essa planta tem potencial para reduzir a inflamação muscular, sendo muito útil o seu consumo antes ou depois de atividades físicas severas.
Essa fruta age de modo a amenizar a dor e os sintomas, mas é importante ressaltar que, nos estudos, esse tratamento não impediu a evolução da doença, apenas tendo efeito paliativo.
Protege o estômago
Especialmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, esse chá é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo de óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato enquanto aumentava os neutrófilos, células que agem em defesa do nosso corpo.
Desse modo, esse chá é responsável por auxiliar diversas funções do trato gastrointestinal, podendo ajudar as células dos tecidos presentes nessa região a reparar alguns danos.
Fortalece o sistema imunológico
A sucupira possui propriedades muito poderosas no combate a alguns micro-organismos, sendo um excelente antibiótico natural. Por isso, o chá dessa semente é muito recomendado para quem não quer contrair nenhuma gripe ou está tentando se recuperar de alguma.
Chá de sucupira emagrece?
Sim, o chá de sucupira auxilia no emagrecimento! Isso porque ele possui uma incrível propriedade para aumentar a sensação de saciedade, diminuindo aquela vontade de comer fora de hora.
Como fazer
Quer usufruir desses fantásticos benefícios do chá de sucupira? Então veja como fazê-lo, para que você e sua família possam ter uma alimentação mais saudável e natural.
Ingredientes
Água: 1 litro;
Semente de sucupira: 5 unidades.
Modo de preparo
- Quebre as sementes em um pilão ou com um alicate de corte, até que a resina saia da parte de dentro;
- Ferva a água;
- Quando ferver, coloque as sementes e deixe por 2 minutos com o fogo ligado;
- Depois, desligue e tampe a panela;
- Deixe esfriar antes de beber.
Como e quando tomar
É recomendado que se tome o chá de sucupira com precaução, atentando para não exagerar na dose. É recomendável que esse chá seja consumido por no máximo 15 dias seguidos. Depois disso, faça uma pausa para estabilizar o sistema endócrino, evitando sua sobrecarga.
Além disso, recomenda-se que se tome esse chá de manhã, de preferência em jejum, para aumentar a saciedade e a absorção dos nutrientes.
Veja também: Benefícios da sucupira
Efeitos colaterais e cuidados
O chá dessa planta possui alguns efeitos colaterais que exigem bastante cuidado:
- Crianças como menos de 12 anos de idade não podem consumir esse chá;
- A sucupira não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas;
- Pode gerar toxicidade crônica, se consumida em quantidades excessivas.
Vale ressaltar que, como qualquer tratamento caseiro, deve-se consultar um médico antes de ingerir a sucupira com propósitos medicinais, pois ele avaliará se o seu organismo pode apresentar reações adversas ao consumo dessa planta.
Saiba ainda mais sobre a sucupira no vídeo!