De acordo com o Ministério da Saúde, o colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, culminando muitas vezes em infarto e acidente vascular cerebral. Somente no Brasil, as doenças do sistema cardiovascular representam mais de três quartos das causas de morte, o que é um número alarmante. Mas a boa notícia é que, em muitos casos, o colesterol alto pode ser reduzido. Junto do tratamento recomendado pelo médico o que se pode fazer é tomar chá para baixar colesterol, conheça as receitas.
4 Chás para o colesterol
O colesterol alto é caracterizado pelo excesso de gordura acumulada nas paredes das artérias. Conforme aumenta, esse acúmulo vai atrapalhando o bom funcionamento da corrente sanguínea e pode chegar ao ponto de romper as artérias, causando coágulos e comprometendo a distribuição de oxigênio e nutrientes pelo corpo.
Essa gordura acumulada chega ali por causa de uma vida sedentária combinada com uma alimentação deficiente. Logo, percebe-se que uma boa mudança nos hábitos de vida pode ser a solução. Passar a alimentar-se com mais qualidade, a praticar atividade física todos os dias e consumir chás de determinadas plantas estão entre as soluções.
1. Chá de alcachofra
A primeira planta recomendada como chá para baixar colesterol é a alcachofra que tem propriedades depurativas do sangue, ou seja, que promovem sua limpeza, nesse caso, por meio de ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol, reduzindo também a pressão alta.
Ingredientes
Folhas secas de alcachofra: 2 colheres (sopa);
Água fervente: 1 litro.
Modo de preparo
- Quando a água ferver, adicionar as folhas de alcachofra, desligar o fogo e deixar em infusão até ficar morno;
- Depois, coar e beber 2 a 3 xícaras ao dia antes das refeições principais por 15 dias.
2. Chá com cúrcuma
Essa cúrcuma é aquele pó amarelo encontrado na parte de condimentos do supermercado. Como ela tem ótima propriedade antioxidante, contribui com a limpeza do sangue, reduzindo o colesterol alto em combinação com uma alimentação equilibrada e saudável.
Ingredientes
Cúrcuma em pó: 3 colheres (café);
Água fervente: 500 ml.
Modo de preparo
- Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e adicione a cúrcuma. Deixe 10 minutos em infusão;
- Depois é só beber 3 xícaras ao dia antes das refeições principais que devem ter pouco carboidrato e nada de frituras ou carnes gordurosas.
3. Dente-de-leão
Essa florzinha cresce espontaneamente em muitos terrenos, mas também é encontrada desidratada nas farmácias, mercados e lojas de produtos naturais com facilidade. É mais uma opção de chá para baixar colesterol, prevenindo o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
Ingredientes
Folhas secas de dente-de-leão: 30 gramas;
Água fervente: 500 ml.
Modo de preparo
- Leve a água para ferver. Quando levantar fervura desligue o fogo e adicione as folhas;
- Deixe em infusão até ficar morno, depois coe e beba 2 ou 3 xícaras ao longo do dia.
4. Chá verde e chá preto
Esses dois chás provêm da mesma planta, a Camellia sinensis, considerada a mãe do verdadeiro chá. A diferença entre eles está na época de colheita e na forma que são desidratados, mas ambos são poderosos antioxidantes que reduzem a absorção de gordura pelo intestino, reduzindo o colesterol.
Ingredientes
Chá verde ou preto: 3 colheres (chá);
Água quente (não pode ferver): 500 ml.
Modo de preparo
- Leve a água para aquecer, mas desligue o fogo antes de subirem as bolhinhas. Se ferver, o chá vai queimar e não funcionará da mesma forma;
- Em seguida, coloque em infusão e deixe de 3 a 5 minutos depois coe. Beba até 4 xícaras ao dia, fora do horário das refeições, mas evite tomar à noite porque são chás com cafeína que podem atrapalhar o sono.