Chá Oolong vs. Chá verde

Descubra qual é o melhor para perder peso.

Publicidade

É sempre prazer sentar e saborear uma boa xícara de chá. Ao degustar a bebida é possível relaxar, esquecer dos problemas e encher-se de energia. A infusão de ervas não é apenas saborosa, o seu consumo pode trazer centenas de benefícios para o corpo.

Há aqueles que preferem o chá Oolong, outros o chá preto. Há adeptos do chá verde e aqueles que apreciam o chá vermelho ou então os que preferem o branco. Enfim, há inúmeras opções disponíveis, mas o que muitos não sabem é que todos são derivados da mesma erva, a Camellia sinensis.

Apesar da origem ser a mesma, cada chá apresenta propriedade diferentes e é preciso escolher qual tomar de acordo com o resultado esperado. Dentre os utilizados para a perda de peso, destaque para o chá verde e o chá oolong. Mas você sabe qual deles é o melhor? Descubra a seguir.

Processo de produção

O chá verde, levemente fermentado, tem seu processo de oxidação interrompido logo no estágio inicial. Suas folhas são colocadas sob vapor e depois secas, por isso é denominado com o nome desta cor. Quanto ao sabor, quem já experimentou a bebida reconhece seu tradicional sabor amargo.

Publicidade

Já o chá oolong apresenta fermentação mediana, ficando entre o chá preto e o verde. Após colhidas meticulosamente, as folhas do chá oolong são colocadas para secar ao sol para posteriormente serem parcialmente oxidadas.

Este processo faz com que o chá contenha menos umidade e, com isso, possua uma maior vida útil quando comparado aos outro tipos. Com um aroma delicioso, este chá tem um gosto amargo e levemente adocicado, um pouco parecido com o gosto do chá verde.

Cafeína

Há um grande número de pessoas que vêm substituindo o consumo de café pelo chá. Isto porque a bebida fornece o mesma energia, contudo, sem criar dependência, causar insônia ou afetar a saúde.

A quantidade de cafeína presente em ambos os chás é capaz de deixar uma pessoa mais alerta, sem causar ansiedade ou dependência. Uma simples xícara de chá, com 240 ml, pode conter até 200 mg de cafeína. Já a mesma quantidade de chá oolong ou verde possuem 70 mg.

Publicidade

Energia

O chá oolong é uma ótima opção para o café da manhã. Apesar de apresentar os mesmos níveis de cafeína que seu irmão verde, o chá oolong pode aumentar sua energia até 40% a mais do que qualquer outra variedade da bebida. Isso causa um aceleramento de até 43% no metabolismo, facilitando a queima de calorias.

Quebra de gordura

Poderosos aliados na luta contra o sobrepeso, ambos os chás aceleram o metabolismo, causando um aumento no número de calorias queimadas por dia.

Além disso, o simples fato de substituir um frappuccino pela bebida, mesmo acrescida de leite e açúcar – o que não é recomendado – pode ajudá-lo a reduzir a ingestão calórica.

Publicidade

Estudos realizados em 2001, concluíram que a ingestão diária de chá oolong não apenas aumenta a taxa metabólica, como também acelera o gasto calórico. Reforçando o resultado, outra pesquisa realizada de 2003 comprovou que a bebida apresenta um efeito mais significativo na queima de gordura do que o chá verde. Tais efeitos são atribuídos ao fato do chá ser termogênico, consequência da combinação de polifenóis de catequina.

Com níveis muito mais elevados de polifenóis que o chá verde, o oolong ainda apresenta alta contagem de EGCG (galato de epigalocatequina), um antioxidante associado a diferentes benefícios para saúde devido sua capacidade no combate ao câncer, aterosclerose, diabetes e outras doenças. Soma-se a estas vantagens o fato de ele bloquear a absorção de gordura pelo organismo.

Assim, quando o assunto é a perda de peso, o chá oolong é duas vezes mais eficaz que o chá verde.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM