Originário do Japão, o chá matcha é um coringa na alimentação de qualquer pessoa. Esse chá ajuda no emagrecimento, na queima de gordura, acelera o metabolismo, promove o relaxamento, reduz o colesterol e ainda contém muitos outros benefícios.
Benefícios
Ele é extraído da mesma planta que dá origem aos chás verde, preto e branco: a Camellia Sinensis. A maior diferença é que para fazer o matcha são utilizadas as folhas mais novas. Essas folhas são cultivadas à sombra e, por não ter muita exposição solar, acabam concentrando ainda mais os seus nutrientes.
1. Ajuda no emagrecimento
Possui um efeito termogênico muito presente. Isso significa que ele ajuda a acelerar o metabolismo e potencializa a queima de calorias. Quando é consumido paralelamente à prática de atividades físicas, aumenta em até 25% a queima de calorias.
2. Propriedades antioxidantes
Esse chá tem 70 vezes mais antioxidantes do que a laranja, por exemplo. Essa característica é importante para evitar a ação dos radicais livres no organismo.
Dessa forma, ele pode ser importante na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de muitas doenças, como, por exemplo, o câncer.
3. Reduz o colesterol
Contém uma quantidade considerável de fibras, o que pode ajudar a diminuir o colesterol. Com o equilíbrio ou redução do mau colesterol, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
4. Propriedades relaxantes
Ele também tem uma grande quantidade de L-teanina, cinco vezes mais do que outros chás. Este aminoácido estimula a atividade de um tipo de onda do cérebro que está ligada ao relaxamento, concentração, alívio do estresse e, ainda, à diminuição da pressão arterial.
Chá matcha emagrece?
Sim, ele ajuda a emagrecer. Um dos motivos é que, por se tratar de um chá verde, ele possui as catequinas em sua composição, substâncias que comprovadamente contribuem com a perda de peso.
Ainda, se for conciliado com exercícios físicos, por ser termogênico, aumenta em 25% a perda de peso.
Como fazer
Para fazê-lo, basta esquentar um pouco de água. Não é nem mesmo preciso ferver completamente, basta começar a formar as primeiras bolhas.
Separadamente, coloque o pó em um recipiente e despeje a água quente, mexendo até dilui-lo chá por completo. Mesmo não sendo preciso, se quiser, você pode adoçar com mel.
Como consumir
A forma mais aconselhável de consumir o chá matcha é através do consumo da sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não tem nenhuma adição de compostos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas.
Contraindicações e efeitos colaterais
Seu consumo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais como dores no estômago, insônias, dores de cabeça, irritação, diarreia e azia. Estes efeitos podem ser provocados pela grande concentração de cafeína presente na planta.
Também não é recomendado para pessoas com úlceras e gastrite. Sua dose diária recomendada é de 15 a 20 gramas por dia.