Você conhece o manjericão santo? Ele também é conhecido como manjericão-sagrado, e atualmente é conhecido por ser uma erva que possui agentes anti-stress e anti-cancerígenos que podem (e devem!) ser utilizadas amplamente para trazer benefícios à saúde.
Veja as propriedades maravilhosas do manjericão santo
Segundo o Dr. Axe, médico naturopata americano, o manjericão santo tem várias propriedades medicinais, como:
- Ajuda a equilibrar, restaurar e proteger o corpo.
- Recarrega glândulas supra-renais, ajudando a eliminar o estresse
- Combate a ansiedade
- Ajuda a eliminar fadiga adrenal
- Ajuda no tratamento do hipotireoidismo
- Trata e previne acne
- Diminui o açúcar no sangue (essencial para quem tem diabetes)
Como o manjericão santo age no organismo
O médico americano sugere que tome uma xícara de chá de manjericão santo ao dia para garantir benefícios e proteger contra doenças, como descrito abaixo:
Acne
Uma equipe de pesquisadores da Tailândia realizou um estudo para determinar a eficácia de óleos essenciais de manjericão sagrada contra as bactérias que causam acne. Eles concluíram que o óleo do manjericão santo é um poderoso antibacteriano e é muito eficaz contra as bactérias que causam a acne.
Câncer
A revista Nutrition and Cancer publicou um artigo apontando como o manjericão santo pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento ao câncer. Segundo o artigo, a erva possui propriedades anti-inflamatórias e que impulsionam o funcionamento do sistema imunológico, protegendo contra a febre, a dor, o estresse e, principalmente, isolando órgãos vitais como o fígado. O estudo da revista apontou ainda que as pessoas que consomem regularmente o manjericão santo são menos propensas a ficarem doentes e menos suscetíveis ao desenvolvimento de células cancerosas.
Os fitoquímicos presentes na erva previnem o câncer de pele, de fígado, de garganta e do pulmão induzidos por substâncias químicas. Isso porque eles aumentam a atividade antioxidante das células, alteram a expressão dos genes saudáveis (tornando-os mais potentes), induzem a morte de células do câncer ao impedir o crescimento de vasos sanguíneos que contribui para o crescimento das células e parar a metástase. É um verdadeiro tratamento natural de prevenção e cura do câncer.
Diabetes
Desde o princípio dos anos 90 diversos estudos já foram feitos para avaliar a capacidade do manjericão santo em diminuir a taxa de açúcar no sangue. Hoje os efeitos são comprovados, e pesquisas recentes afirmam que o manjericão santo consumido em jejum abaixa a taxa de glicose no sangue em 36% em indivíduos saudáveis e 18% naqueles que possuem diabetes.
São muitos os outros benefícios da erva, esses são apenas os principais.