O hibisco é uma flor bastante comum e muito utilizada no mundo todo. O chá de hibisco, por exemplo, já era considerado um tratamento medicinal na África e na Ásia há milhares de anos. No Brasil, ele tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que se preocupam com a saúde.
O chá é preparado a partir do botão seco da Hibiscus Sabdariffa, de origem africana. No Nordeste, também se utiliza as folhas da planta na culinária, para preparar pratos típicos da região.
Com um sabor frutado, que lembra a framboesa, o chá tem sido mais aceito devido ao seu paladar, mais leve e bem menos amargo que o chá verde.
9 Benefícios do chá de hibisco
Dentre suas propriedades, o seu poder emagrecedor é o mais comum e divulgado. Você sabia que o chá de hibisco é capaz de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal?
Fique por dentro dos benefícios do chá de hibisco e comece já a introduzi-lo na sua rotina!
1. Ajuda na perda de peso
É um dos maiores aliados naturais na perda de peso. O uso do chá de hibisco para emagrecer não é recente como você pensa. Já nos anos 1990 muitos estudos mostraram a eficácia da planta no tratamento de pessoas obesas.
O chá reduz o excesso de peso porque ele diminui a glicemia no sangue, impedindo que o corpo absorva muita gordura. Ele também atua diretamente nos níveis de Lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como colesterol ruim. O consumo diário da bebida pode ter efeitos muito positivos na diminuição de um alto colesterol e de triglicerídeos.
2. Ajuda a prevenir doenças cardíacas
Quem segue uma dieta saudável e bebe o chá acaba por também evitar algumas doenças cardíacas. A vitamina C presente na planta faz ainda com que os vasos sanguíneos contraiam melhor, reduzindo a pressão e melhorando a circulação.
Outras investigações também revelam que o hibisco inibe as enzimas pancreáticas e tem efeito termogênico, acelerando o organismo.
3. Bom para o sistema imunológico
Possui grade quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, potentes antioxidantes que eliminam os radicais livres, compostos químicos que causam muitos problemas de saúde, desde células cancerígenas até o envelhecimento precoce. Possui ainda a capacidade de fortalecer o seu sistema imunológico, mantendo gripes e resfriados longe de você!
4. Ajuda a manter o trato urinário saudável
Também ajuda a tratar infecções do trato urinário, como cistite e candidíase devido a suas propriedades antibacterianas e antifúngicas.
5. Colabora no controle dos níveis de glicose
Para quem tem diabetes, ele também tem efeitos relevantes. Ele pode inclusive prevenir a doença em pessoas com pré-diabetes, pois reduz os riscos de Síndrome Metabólica. A sua atuação diretamente nos níveis de glicose faz com que o corpo precise de menos intervenção com insulina medicamentosa.
Atenção: o chá não substitui a orientação médica. Ele é um complemento ao tratamento e você deve debater com o seu profissional de saúde qual a melhor forma de inseri-lo no seu dia a dia.
6. É diurético
Essa característica faz com que esse chá seja importante na eliminação de toxinas. Por isso, ele é considerado detox. Além disso, incluindo-o diariamente na sua rotina, terá um poderoso aliado no combate a retenção de líquidos, responsável pelo inchaço no corpo, especialmente no período menstrual.
Isso acontece porque a bebida influencia as glândulas adrenais, estimulando os hormônios que controlam a retenção de sódio no corpo e a eliminação de potássio dos rins. Portanto, quem toma esse chá se beneficia de um equilíbrio hídrico do organismo.
7. Faz você ir ao banheiro regularmente
Prisão de ventre? Esqueça isso! O chá de hibisco é levemente laxativo. Bebê-lo ajuda a regular o intestino, eliminar gases e reduzir o inchaço abdominal, devolvendo a você sua disposição e bem-estar.
A substância mobiliza o trânsito intestinal e protege a flora bacteriana, mantendo um intestino ativo e muito mais saudável. Seu efeito detox ajuda ainda a aumentar as funções renais e hepáticas, para que haja mais movimentos peristálticos, o que por sua vez favorece a eliminação das fezes.
8. Ajuda a prevenir o câncer
Porque contém fitonutrientes essenciais, ele retarda o crescimento das células cancerígenas, eliminando os radicais livres do organismo.
Algumas investigações científicas explicam que a bebida tem esse efeito porque contém ácido protocatequínico, um antioxidante conhecido por antitumoral. Ele faz com que o corpo passe pela apoptose, uma espécie de morte celular programada, evitando que células anormais se proliferem inadequadamente.
9. Combate o envelhecimento precoce
As mesmas propriedades que o fazem prevenir o câncer são as que fazem com que o corpo sofra menos estresse oxidativo, diminuindo o ritmo de envelhecimento das células. Médicos sugerem que esse efeito possa até prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e o mal de Parkinson.
Chá de hibisco emagrece mesmo?
Sim, porém o chá não faz milagres. Óbvio que é preciso que você controle a alimentação e pratique exercícios físicos. Todavia, ele faz com que a perda de peso seja mais rápida e eficiente.
Com efeito diurético e termogênico, nas primeiras semanas de ingestão da bebida você já nota uma perda de medidas. Mas para o efeito ser contínuo é preciso que você faça mais algum esforço.
O hibisco possui uma função que bloqueia a produção de enzimas como a amilase, responsável pela transformação do amido em açúcar no sangue. Isso reduz a glicose e contribui para a excreção de gordura.
Basicamente o chá faz com que você tenha menos adipogênese, que é o aumento de células de gordura ou adipócitos no organismo. Combinado com a dieta certa e algumas caminhadas por semana, pode fazer você perder peso em poucos meses.
Como tomar para perder barriga?
Existem inúmeras dietas desse chá na internet. São planos alimentares que dizem às pessoas para tomarem um litro de chá por dia. Porém essas dietas são muito perigosas para a saúde. Sobretudo se não consultar um médico endocrinologista.
O ideal é beber apenas uma xícara da bebida por dia, se você não tiver nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais. A melhor forma de fazer a infusão é ferver a água primeiro e depois colocar o hibisco desidratado na água quente. Assim você evita a perda de nutrientes essenciais da planta.
Antes de beber, a infusão deve repousar tampada por 10 minutos, para que a flor solte suas propriedades, vitaminas e minerais na água. Depois é só beber quente, frio ou gelado, como preferir! De preferência, 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes da janta. Pode dividir a xícara diária em duas porções, para facilitar o consumo.
Isso fará com que você absorva menos gorduras durante a refeição. Também ajudará na sensação de saciedade e no aumento do metabolismo.
A proporção para fazer o chá é três colheres de sopa cheias da planta seca para cada litro de água. Se quiser, pode fazer mais para beber nos dias a seguir. Quanto tempo pode ficar na geladeira? Até dois dias, por isso não se esqueça de bebê-lo.
Como preparar chá de hibisco de diferentes formas?
Quem disse que você precisa tomar chá de hibisco puro? Existem diferentes combinações que pode fazer para se beneficiar da planta e até de mais alimentos. Se você não gosta do sabor, pode, por exemplo, aprender a preparar suchá de hibisco. O suchá, como diz o nome, é um suco feito a partir de um chá.
A vantagem desse tipo de bebida é que ela junta os benefícios de algumas frutas com os de um chá a sua escolha. Veja abaixo diversas opções contendo hibisco para variar a rotina!
1. Suchá de hibisco com morango
Receita de uma bebida refrescante para dar um boost no seu sistema cardiovascular. O morango é rico em vitamina K, potássio e magnésio. Ele alcaliniza o sangue e estimula o cérebro e a memória. É excelente para a saúde da mulher e uma fruta de baixa caloria.
Ingredientes
Hibisco seco: 1 colher (sopa);
Morango: 4 unidades;
Hortelã: 2 folhas frescas;
Água: 1 copo.
Modo de preparo
- Comece por ferver a água. Depois que levantar a fervura, desligue, acrescente o hibisco e tampe;
- Ao passar cinco minutos, coe a infusão e leve-a a geladeira por uma hora;
- Bata num liquidificador o chá de hibisco com os morangos e a hortelã e beba em seguida.
2. Chá verde
Para quem quer mesmo secar uns quilos, o ideal é misturar dois chás termogênicos e diuréticos. Você pode fazer com chá de hibisco e infusão de gengibre ou com chá de hibisco e chá verde. Lembrando que não deve beber mais que uma xícara diária dessas misturas, para não ter um excesso de nutrientes no seu organismo.
Ingredientes
Folhas desidratadas de chá verde: 1 colher (sopa);
Hibisco seco: 1 colher (sopa);
Água: 1 copo cheio.
Modo de preparo
- Ferva a água e desligue-a;
- Adicione ambos os chás e tampe por 10 minutos;
- Coe o chá e espere esfriar para beber.
3. Com cavalinha e canela
Mais uma combinação para ajudar você no combate ao sobrepeso. A cavalinha é uma planta que aumenta a sensação de saciedade, evita a flacidez e tem efeito detox. A canela é um termogênico natural e tem um sabor delicioso.
Ingredientes
Hibisco seco: 5 colheres (sopa);
Água: 1 litro;
Cavalinha seca: 3 colheres (sopa);
Canela: 2 paus.
Modo de preparo
- Ferva a água com apenas a canela dentro;
- Quando estiver quente o suficiente, desligue o fogo e adicione as duas ervas. Tampe e espere uns cinco minutos;
- Coe e beba, quente ou frio, como achar melhor.
4. Com gengibre
Essa é uma receita muito eficiente para quem deseja fortalecer a imunidade. Por isso, ela é muito utilizada em casos de dores de garganta, o que traz maior conforto para quem está com incômodo.
Ingredientes
Água: ½ litro;
Flor de hibisco seca: 2 colheres (sopa);
Gengibre em pó: 1 colher (sobremesa).
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver e retire-a assim que começar a ferver;
- Adicione o hibisco desidratado e o gengibre em pó;
- Deixe o líquido tampado por 10 minutos e pronto.
5. Limão e canela
Esse chá é uma boa para quem gosta de um sabor mais tradicional. Por isso, ele pode ser uma excelente opção de acompanhamento para diversos pratos, além de ser rica fonte de vitamina C.
Ingredientes
Água: 1 xícara (chá);
Flor de hibisco seca: 5 gramas;
Pau de canela: 1 unidade;
Limão: 5 gotas.
Modo de preparo
- Ferva a água;
- Adicione a flor seca de hibisco e as gotas de limão;
- Acrescente a canela;
- Desligue o fogo e tampe por 5 minutos;
- Pode servir.
6. Com maçã
Esse chá é uma opção saborosa para quem deseja usufruir ao máximo dos efeitos antioxidantes dessa bebida. Desse modo, ele é muito importante para a área estética, principalmente em relação a saúde da pele.
Ingredientes
Água: 1 litro;
Flor de hibisco seca: 2 ½ colheres (sopa);
Maçã: 1 unidade;
Canela em pau: 1 unidade;
Cravos: 10 unidades.
Modo de Preparo
- Bote a água para ferver;
- Adicione a maçã com casca, em rodelas. Acrescente também a canela e o cravo;
- Quando iniciar o processo de fervura, adicione o hibisco. Deixe 5 minutos esquentando;
- Desligue o fogo e tampe durante 5 minutos;
- Coe e sirva prontamente.
Onde comprar?
Você encontra a flor desidratada e pronta para fazer a infusão em lojas de produtos naturais e especializadas. Em alguns supermercados ou hipermercados você também acha o chá em saquetas.
Tenha em mente que quanto mais natural e orgânico o chá, melhor, pois mais nutrientes conterá. Para fazer uso dos benefícios todos, evite tomar o chá muito tempo depois de ser feito.
Se quiser, pode ainda plantar hibisco no pátio de casa. Assim, terá a flor sempre ao seu alcance e não precisará gastar com isso. A árvore requer poucos cuidados e é fácil de cultivar.
Contraindicações
O chá de hibisco deve ser evitado por uma série de pessoas, pois ele possui alguns efeitos colaterais que podem ser prejudiciais à saúde. Por exemplo, pressão alta e chá de hibisco não combinam. A infusão faz com que a pessoa elimine muito rapidamente eletrólitos relevantes para o equilíbrio da pressão.
Se você está se perguntando se quem amamenta pode tomar chá de hibisco, a resposta é não. Nem grávidas, nem lactantes podem beber o chá. Ele estimula a perda de peso, o que não é nada bom durante o período da gravidez e da amamentação.
Além disso, estudos mostram que o chá tem agentes mutagênicos, que podem interferir diretamente no DNA do bebê. Em grávidas, pode ainda levar a quadros de desidratação graves.
Também não é muito indicado para mulheres que estejam tentando engravidar, porque o chá de hibisco causa infertilidade. Claro que não vai ser por uma xícara de chá que você ficará infertil, mas, a longo prazo, bebê-lo todos os dias poderá alterar os seus níveis de estrogênio e até mesmo influenciar no uso da pílula anticoncepcional.
Efeitos colaterais comuns
Normalmente o chá não causa nenhum desconforto relevante em pessoas saudáveis que o tomam corretamente. Entretanto, o mau uso da bebida pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis como:
- Desidratação;
- Diarreia;
- Confusão mental;
- Palpitações;
- Hipoglicemia;
- Formigamento na boca;
- Suor frio;
- Fome excessiva;
- Mal-estar.
Quer mais uma receita com a flor de hibisco? Veja no vídeo!
Fonte: Journal of Ethnopharmacology, Exame e PubMed
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer