Os chás para engravidar são assim chamados porque são preparados com ingredientes que ajudam a aumentar a fertilidade da mulher. Eles não são garantia de que a gestão irá acontecer, e não substituem os tratamentos médicos em casos de infertilidade comprovada. Mas fazem parte da medicina popular para dar um estímulo às mulheres férteis que estão querendo engravidar.
1. Chá de ashwagandha
A Withania somnifera, comumente conhecida como ashwagandha, é uma planta medicinal bastante usada na medicina ayurvédica. Ela promete melhorar a fertilidade da mulher e também do homem. Na mulher, promove a regulação hormonal, melhorando a capacidade do sistema reprodutor. No homem, melhora a formação de espermatozoides e a qualidade do sêmen.
2. Chá de maca peruana
A maca peruana é um tubérculo muito vendido na sua forma em pó que promete atuar na fertilidade e vitalidade do homem e da mulher. Na mulher, ajuda a combater o estresse, equilibrar os hormônios e prover nutrientes importantes para a gravidez. No homem, aumenta a produção de esperma, melhora a mobilidade dos espermatozoides e previne a disfunção erétil.
3. Chá de casca de inhame
Na casca do inhame encontram-se substâncias que estimulam a produção de estrogênio. O tubérculo também possui o fito-hormônio chamado diosgenina, responsável por modular a produção de progesterona e estradiol (dois hormônios femininos).
4. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão ajuda a desentupir vasos e artérias, favorecendo o crescimento folicular do ovário e colaborando para a saúde do endométrio, que é a camada interna que reveste o útero e o prepara para a gestação.
5. Chá de saw palmetto
Esse chá vem da palmeira Serenoa repens, e contém ácidos graxos e fitoestrogênios que promovem o correto funcionamento dos ovários. Nos homens, o chá atua sobre a produção de espermatozoides e a saúde dos testículos.
6. Chá de agnocasto
A planta desse chá é o Vitex agnus-castus, recomendado para tratar TPM, ansiedade, insônia e, também, para aumentar a produção do hormônio luteinizante, facilitando a ovulação e a produção de óvulos maduros.
7. Chá de shatavari
Essa é a planta Asparagus racemosus, que ajuda a equilibrar a produção de hormônios, regulando a produção de óvulos e espermatozoides de maior qualidade.
Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Consulte um especialista para saber a quantidade e frequência que pode tomar cada chá, pois varia de pessoa para pessoa. Tome cuidado especial com as plantas que nunca ingeriu, a fim de evitar reações adversas.