Quando a gripe, o resfriado ou alergias atacam, é bem comum surgir a tosse com catarro, pois a produção de muco aumenta bastante. Nessas horas, além de ir ao médico para receber as orientações adequadas, é bom conhecer receitas de chá expectorante. Veja quais são os ingredientes naturais que têm ação expectorante, ajudando a eliminar o excesso de muco e sanar as crises de tosse.
Veja também: sucos naturais para fortalecer a imunidade
Chás para eliminar o muco em excesso
Além da ação expectorante, muitas plantas também oferecem ação antioxidante através de suas vitaminas, então também ajudam a fortalecer o sistema imunológico para que consiga combater a doença.
1. Hibisco
O hibisco é um bom aliado para ajudar a expelir o catarro excessivo através da tosse. Então, pode tossir à vontade, até sentir o pulmão e a garganta mais vazios.
Para fazer esse chá, mistura 1 colher de sopa de hibisco com 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos, depois coe e beba 3 vezes ao dia.
2. Chá de erva-doce
A erva-doce, mesma planta que se chama funcho, também rende um bom chá expectorante para tossir e eliminar o muco. Misture 1 colher de chá de erva-doce com 1 xícara de água bem quente, abafe e deixe em infusão por uns 5 a 10 minutos. Quando estiver morno para tomar sem se queimar, coe e beba. Faça o chá 3 vezes ao dia.
3. Chá de vassourinha
Esse também é um chá que vai aliviar a sensação de peito cheio, pois ajuda a acabar com o excesso de muco. Coloque 20 gramas de vassourinha em 1 litro de água acabada de ferver, tampe, deixe descansando 10 minutos, depois coe e beba. Esse litro de chá pode ser dividido em 4 doses no dia.
4. Alho e limão
A combinação de alho e limão é boa para ajudara a eliminar o muco, amas também ajuda a aliviar a tosse e a irritação da garganta depois da crise. Esse chá vai atuar não só nos sintomas, mas também na causa da doença, quando for gripe ou resfriado.
Ingredientes
Limão: 1 unidade;
Alho: 2 dentes;
Água: 1 copo;
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Descasque os dentes de alho, lave o limão, corte em 4 partes e remova aparte branca central.
- Coloque-os em uma panelinha com a água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e espere amornar.
- Coe, adoce com mel e beba na hora.
5. Chá expectorante de alcaçuz
O alcaçuz é expectorante, também anti-inflamatório, antiespasmódico, antimicrobiano, antioxidante e antitússico. Ou seja, ajuda a expelir o catarro, a acalmar a garganta depois da crise e a tratar a gripe.
Ingredientes
Raiz de alcaçuz: 2 unidades pequenas;
Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Aqueça a água e adicione o alcaçuz. Deixe ferver por 10 minutos.
- Coe e beba até 2 xícaras ao dia.
Quando a tosse com catarro é preocupante?
É possível ter ideia da gravidade do problema analisando o tipo de catarro, que se divide por cores.
- Catarro com sangue: esse pode ser um sinal de bronquite, mas quando há muito sangue no catarro ao tossir, pode ser sinal de tuberculose, pneumonia ou mesmo câncer de pulmão.
- Catarro verde ou amarelo: são as células de defesa do organismo, tentando combater uma doença, que deixam o catarro com essa cor. Elas produzem uma proteína verde que se dissolve no catarro. Geralmente ocorre no combate a uma infecção.
- Catarro branco ou cinza: quando está nessa cor, geralmente significa que existe uma inflamação nas vias respiratórias, como no caso de gripe ou sinusite.
- Catarro escuro: o catarro marrom ou preto é comum em pessoas que trabalham com poluição ou quando se come alimentos escuros, como chocolate, café ou vinho, e está com tosse.
- Catarro rosa: nessa cor, pode ser que o problema seja líquido nos pulmões, quando a pessoa tem problemas cardíacos e o sangue se acumula em volta dos pulmões.
Em todos os casos, quando a tosse estiver muito frequente, mesmo que seja seca, vale a pena consultar um médico antes de tomar qualquer providência, mesmo com chás naturais. Alguns problemas de saúde podem aparecer de forma branda, com tosse leve, mas é exatamente nessa fase que precisam receber um tratamento antes de se agravarem.