Sene é o nome de um conjunto de plantas que têm origem na África e na Ásia. Seu nomes científicos variam entre Cassia senna, Senna angustifolia, Cassia angustifolia, Cassia alexandrina. A maior parte delas tem em comum o efeito laxante, em diferentes intensidades. O chá de sene é muito popular no Brasil e você vai conhecer agora quais são os seus efeitos medicinais, como tomar e cuidados que deve ter ao consumir.
Benefícios do chá de sene
Não é apenas por causa do seu efeito laxante que ele é uma boa planta para ingestão, mas esse benefício é a principal razão pela qual ele é procurado. Veja qual é a propriedade que oferece esse efeito e qual é o outro benefício.
1. Efeito laxante
O que faz o sene ter efeito laxante são os compostos chamados senosídeos. Eles agem facilitando o trânsito intestinal e estimulando a evacuação. Por isso é tão usado por pessoas que têm intestino preso, inclusive como tratamento. Nesse caso o ideal é que tenha acompanhamento médico para não ultrapassar as doses necessárias.
2. Antibiótico
Outra função bem interessante é o seu efeito antibiótico, ou seja, no combate a bactérias. Especialmente as dos tipos Staphylococcus pyogenes, causadora de infecções renais, Corynebacterium diptheriae, causadora da difteria e Klebsiella pneumoniae, causadora de pneumonia. Também age contra bactérias causadoras de infecção urinária.
Chá de sene emagrece?
Ele não é considerado um emagrecedor por si só. Entretanto, pelo fato de ter efeito laxante, ele vai favorecer o emagrecimento, que ocorre com mais facilidade em pessoas com um intestino regulado.
Além disso, ele também pode inibir o apetite, o que é bom, mas também precisa ser controlado. Afinal de contas, deixar de comer não é a fórmula para um emagrecimento saudável. O ideal é fazer o uso do chá de vez em quando e fazer uma dieta rica em fibras e água.
Como e quando tomar?
A quantidade a utilizar das folhas é de, no máximo, 1 colher de chá rasa para cada xícara de água. É importante não ultrapassar essa dose em cada chá e evitar tomar mais de 3 xícaras ao dia, ou haverá risco de desidratação e diarreia crônica.
O chá só deverá ser tomado em momento específicos, quando houver real necessidade. Seu uso não deve ultrapassar 7 dias consecutivos e deverá ser suspendido caso perceba uma diarreia acentuada.
Contraindicações e cuidados a ter
Basicamente, dois grupos de pessoas devem evitar o chá de sene. As gestantes não devem tomar, pois ele tem efeito abortivo. Ou seja, mesmo que não aborte, pode oferecer riscos para o feto.
Além das gestantes, as pessoas com outros tipos de problemas intestinais que não seja a prisão de ventre devem ter cuidado, pois ele pode agravar o problema. Para alguns tipos de doenças, o fato de o sene estimular as funções intestinais pode ser negativo. Então deverá ser feito o uso com recomendação médica.
Por fim, mais um cuidado é que tome apenas uma quantidade necessária para obter o efeito desejado em determinado momento. O chá não deve ser tomado como rotina, pois pode levar a problemas intestinais e desidratação.