Sem dúvidas o orégano é mais conhecido por sua forte presença na culinária. Tempero indispensável em carnes, massas e pizzas, também é fonte de benefícios à saúde. Se você não gosta dessa erva para temperar seus pratos, uma alternativa para obter seus efeitos positivos em termos medicinais é consumindo o chá de orégano.
Benefícios para a saúde
A maioria das pessoas não costuma pensar no orégano como algo mais que um tempero. O chá dessa erva, no entanto, prova que essa especiaria de aroma marcante pode ser uma grande aliada da saúde.
Isso porque quando é transformado em chá, essa erva libera propriedades incríveis que ajudam nas mais diversas funções do seu corpo. Ele tanto é bom para evitar a retenção de líquidos, por exemplo, como alivia os sintomas da TPM.
1. Efeito diurético
Como todo bom chá, o de orégano é uma bebida com forte poder diurético. Isso significa, em um primeiro olhar, que você irá mais vezes ao banheiro. Ao urinar mais vezes, você elimina uma quantidade maior de líquidos, o que acaba por reduzir o inchaço abdominal. Outro ponto importante é o fato de você eliminar ainda uma quantidade maior de toxinas presentes em seu organismo.
2. Reduz os sintomas da TPM
Um consumo regular, moderado e consciente dessa infusão pode fazer com que as mulheres experimentem em menor quantidade os sintomas da tensão pré-menstrual. Esse efeito ocorre porque há um agente estrogênico nessa erva que alivia as complicações hormonais causadas pelo período.
3. Combate os radicais livres
Uma colher de sopa de orégano tem a mesma concentração de antioxidantes que uma maçã. O efeito antioxidante atua na remoção dos agentes que provocam o envelhecimento precoce das células, que ficam doentes e morrem. Ou seja, há uma prevenção na formação de alguns tipos de tumores e do aspecto envelhecido da pele, como as primeiras rugas.
4. Melhora o sistema imunológico
O fortalecimento do sistema imunológico é um dos benefícios garantidos mediante uma ingestão diária e controlada da bebida. Assim é mais fácil prevenir incômodos como gripe e resfriado, que atacam o corpo quando o organismo está fraco.
5. Atua no tratamento de fungos e bactérias
O chá ainda tem função bactericida e fungicida. Ele combate os organismos que infectam o organismo, tais como bactérias, vírus e fungos. As bactérias, dependendo do tipo, só podem ser eliminadas com antibióticos mais fortes, porém esse chá contribui reforçando o efeito.
No caso dos vírus, o que ele faz é reduzir os sintomas. Quanto aos fungos, vai tornar o ambiente impróprio para seu desenvolvimento.
6. Ajuda para uma boa digestão
Auxilia na produção de secreção de bile por parte do fígado, que facilita, e muito, a digestão de gorduras, além de propiciar uma maior absorção de nutrientes pelo organismo.
Ingeri-lo após as principais refeições pode ser uma forma de aliviar a sensação de inchaço abdominal. Ainda assim, a melhor opção é evitar que essa sensação ocorra, tomando cuidado em manter uma alimentação saudável e equilibrada.
7. Reduz dores musculares e articulares
O orégano tem propriedade de relaxante muscular, o que é ótimo para quem faz atividade física todos os dias e sempre está com algum músculo cansado. Também acaba ajudando nas dores articulares, embora em menor proporção. Depois de fazer o chá, molhe uma fralda de algodão limpa e úmida no líquido ainda quente. Coloque sobre o músculo dolorido e deixe até esfriar.
8. Contribui com a saúde cardiovascular
A grande quantidade de potássio no orégano faz com que o chá seja um bom aliado para a pressão sanguínea. Também por conter antioxidantes e ômega-3, a planta contribui com a redução de processos inflamatórios que poderiam, com o tempo, se tornar problemas cardiovasculares sérios, como colesterol alto e entupimento das artérias.
9. Controla os ataques de asma
Quem sofre com asma pode se beneficiar do uso do chá de orégano, porque ele contém agentes importantes para a purificação do pulmão. Os flavonoides, terpenos e carvacróis limpam as vias aéreas, aliviando a dificuldade para respirar durante a crise.
10. Regula a menstruação
Cada mulher deve conhecer o próprio corpo e ir ao ginecologista todos os anos para saber como está sua saúde íntima. Mas sempre tem as receitas que ajudam a manter tudo em ordem, como é o chá de orégano. Além de contribuir com a redução dos sintomas da TPM, também ajuda a manter o ciclo regulado.
Chá de orégano emagrece?
Como já mencionado, o chá dessa especiaria é capaz de evitar a retenção de líquidos. Isso automaticamente diminui os números da balança, pois somente parte do peso de uma pessoa é gordura. Porém há mais motivos para que o chá seja indiretamente um emagrecedor.
Primeiro porque uma de suas substâncias mais importantes é o carvacrol. Ele é capaz de suprimir ou de pelo menos reduzir a formação de novas células adiposas. Isso, claro, aliado a uma dieta equilibrada e evidentemente saudável.
O chá da especiaria ainda reduz parcialmente o apetite, fornecendo a tão desejada sensação de saciedade naqueles que querem emagrecer.
4 Formas de fazer chá de orégano
Diante de tantos benefícios apresentados pela infusão, o próximo passo é aprender a preparar a bebida. Claro que, como ocorre com todo chá, o modo de preparo é muito fácil, e não há qualquer dificuldade nisso. Veja quatro receitas com ingredientes variados, que potencializam e turbinam a bebida.
1. Receita básica
Essa é a clássica. Você até pode encontrar o chá em sachês ou saquinhos em casas especializadas, mas o ideal é sempre usar as folhas desidratadas plantadas em casa para obter os benefícios ao máximo.
Ingredientes
Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Água: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Adicione a colher de orégano à xícara;
- Esquente o equivalente a uma xícara de água. Assim que água ferver, desligue o fogo;
- Despeje a água sobre as folhas de orégano e deixe a infusão ocorrer por 5 a 10 minutos;
- Basta beber.
2. Com gengibre
O gengibre é um tempero tão famoso e benéfico quanto o orégano. A combinação dessas duas especiarias faz um chá forte e poderoso para combater muitos problemas de saúde, principalmente gripes e resfriados.
Ingredientes
Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Raspas de gengibre: a gosto;
Água: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Ferva o equivalente a uma xícara de água;
- Em uma xícara coloque as folhas de orégano e as raspas de gengibre;
- Assim que ferver a água, desligue o fogo e adicione o líquido à xícara;
- Espere até 10 minutos para ocorrer a infusão;
- Beba o chá.
3. Com limão
O limão é outro alimento que apresenta propriedades incríveis e medicinais. Por esse motivo costuma estar presente nos mais diversos chás. Veja como fazer essa mistura de limão e de orégano.
Ingredientes
Folhas de orégano: 1 colher (sopa) cheia;
Limão: suco de meia unidade;
Água: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Esquente a água até que ferva e desligue o fogo;
- Adicione à caneca a colher de folhas de orégano e despeje a água por cima;
- Misture o suco de limão e deixe a infusão acontecer;
- Agora é só beber.
4. Chá de orégano para bebê
Muito se fala na internet em chás para bebês, mas o fato é que esse tipo de remédio caseiro não é recomendado para os recém-nascidos. Dessa maneira, é fortemente recomendado que seu bebê não consuma chá de orégano ou qualquer outro tipo de bebida do gênero, a menos que seja recomendado pelo pediatra.
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer