Menu

Chá de mulungu: para que serve e como fazer

Essa árvore é nativa das Américas e a casca interna do seu tronco é a melhor parte para usar como remédio caseiro

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

O mulungu (lê-se mulungú) é uma planta do gênero Erythrina, nativa das Américas do Sul e Central nas regiões onde há caatinga e cerrado. Então há uma boa variedade delas pelo Brasil. As árvores do mulungu são bem altas com flores vermelhas ou alaranjadas, fazendo com que sejam escolhidas para compor projetos de paisagismo. Além disso, suas folhas, flores e a casca do tronco oferecem ótimos benefícios à saúde. Veja quais são as vantagens do chá de mulungu e como usar.

Benefícios do chá de mulungu

Crédito: Reprodução

São quatro os principais benefícios dessa planta para a saúde, alguns que se podem confirmar com base em estudos realizados em universidades brasileiras e em outros países da América e outros que se sustentam apenas com base na medicina popular.

1. Relaxante

Uma das principais propriedades dessa planta é a capacidade de fazer o corpo relaxar, então ajuda a aliviar dores musculares, tensão, sintomas de TPM, estimula o sono e o alívio do estresse e da ansiedade.

A planta tem uma propriedade vasodilatadora que contribui com o fluxo sanguíneo, causando esses efeitos. Porém, isso ocorre apenas quando ingere na quantidade recomendada. Se ultrapassar a dose, poderá ter efeitos exagerados, como vai ver mais adiante.

Publicidade

2. Anticoncepcional

Em muitos lugares dentro e fora do Brasil, onde o uso dessa planta é mais comum, ela é consumida para efeito anticoncepcional, impedindo a fixação do embrião no útero. Isso não significa que a planta possa ser usada em substituição aos métodos contraceptivos da medicina tradicional, mas pode ajudar no efeito.

Essa propriedade de conhecimento popular foi confirmada em uma pesquisa realizada com camundongos na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima (Peru).

3. Controle da agitação

Pessoas com problemas que causam agitação, sejam crianças adultos ou idosos, podem ser tratados com o chá de mulungu, desde que tenham acompanhamento médico, pois é essencial saber a dose exata a utilizar.

4. Tratamento de problemas inflamatórios

Problemas como cistite, gengivite e artrite também podem ter seus sintomas aliviados pelo efeito anti-inflamatório e antibacteriano da planta no organismo. Para a artrite pode-se fazer compressas quentes no local da dor. Para a gengivite, bochecho. Para a cistite, beber o chá e fazer outro para um banho de assento.

Publicidade

Emagrece?

Não há um efeito direto dessa planta para o emagrecimento. Porém, tomar seu chá acaba tendo um efeito diurético que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas retidos no organismo. Então ajuda a desinchar e desinflamar o corpo, favorecendo o emagrecimento, quando a pessoa leva um estilo de vida saudável, com alimentação regrada e a prática de atividade física regular.

Como fazer chá de mulungu

Para fazer o chá, que deve ser tomado uma ou duas vezes ao dia, em horários espaçados, misture 1 colher de sobremesa da planta seca em 1 xícara de água acabada de ferver. Deixe por 5 minutos em infusão, coe e beba. Prefira tomar antes de ir dormir ou quando for ficar várias horas em casa sem precisar fazer esforço físico ou alguma atividade que exija atenção plena.

Como e quando tomar

Para fazer uso dessa planta, pode escolher comprar um pacotinho com folhas, flores ou cascas do tronco secas e usar para fazer chá, como já mencionado, ou usar o mesmo líquido do chá para fazer compressa quente embebendo um pano limpo no líquido e colocando sobre a região com dor.

Publicidade

Se tiver como preparar e souber o procedimento ou conhecer quem faça, pode usar a tintura da planta. Outra forma é comprar cápsulas de mulungu em uma farmácia de manipulação. Leia com atenção a embalagem que vier da farmácia para saber a dosagem recomendada máxima ao dia.

Contraindicações e cuidados a ter

O mulungu deve ser consumido na dose correta, pois não é o tipo de planta que se pode tomar à vontade sem ter qualquer efeito colateral. Por ser uma planta com efeito de relaxante muscular, uma única dose exagerada é capaz de fazer dormir por longas horas e causar fraqueza nos músculos, inclusive na língua e no coração.

Sendo assim, além de tomar o chá apenas na dose recomendada, prefira fazer uso apenas quando estiver em casa e nenhum compromisso marcado. Não dirija nem faça qualquer atividade que exija esforço físico pelas próximas horas. De preferência, tomar antes de ir dormir.

Publicidade

A dose recomendada de chá de mulungu é de 1 colher de sobremesa de casca do tronco da árvore para 1 xícara de água. A casca a ser utilizada não é a parte externa, e sim, a parte interna do tronco.

Seguindo as recomendações do Ministério do Meio Ambiente, não se deve consumir as sementes de nenhuma variedade dessa planta, pois em seu interior há um componente venenoso que causa coagulação do sangue, como muitos venenos de répteis.

De modo geral, o uso da casca do tronco é o mais seguro. Somente use as folhas e flores desidratadas compradas nas farmácias ou lojas de produtos naturais, pois algumas espécies, como a Erythrina mulungu, têm um nível perigoso de toxidade nas folhas e flores, não devendo ser consumidas.

Publicidade
Sair da versão mobile