Também chamada de erva-cidreira e capim-limão, a melissa é uma das plantas mais utilizadas na medicina natural, principalmente sob a forma de chá de melissa. Com certeza você já consumiu essa bebida, e talvez nem soubesse de seus benefícios. Conheça suas propriedades e saiba em que casos ela não é recomendada.
Benefícios do chá de melissa
De sabor adocicado, essa planta pode ser a melhor amiga de quem sofre com ansiedade, estresse e distúrbios do sono. Entenda o motivo.
Reduz o estresse e a ansiedade
A principal propriedade do chá de melissa é atuar como um calmante natural, capaz de reduzir o estresse e a ansiedade e relaxar os músculos, proporcionando uma sensação de bem estar geral.
Combate a insônia
A melissa tem ação narcótica, termo que se refere à substâncias que adormecem ou reduzem a sensibilidade. Beber uma xícara antes de dormir melhora a qualidade do sono, atrelada ao benefício de ter o estresse e ansiedade reduzidos.
Ajuda na digestão
As propriedades da melissa auxiliam na digestão, principalmente após refeições pesadas ou quando você come demais, e ajudam na eliminação de gases. Outra vantagem é que a planta combate as náuseas e vômitos.
Abaixa a febre
O chá promove a transpiração, o que reduz os sintomas da febre e diminui a temperatura corporal. Além disso, combate a gripe, enxaqueca e sintomas da TPM.
Tem propriedades antiespasmódicas
Essas propriedades aliviam a rigidez muscular e nas juntas, além de combater dores musculares e cãibras.
Como preparar o chá
Para potencializar o efeito calmante da melissa, adicione camomila e mel no preparo do chá. Caso queira consumir de forma contínua procure um médico para se informar melhor sobre os riscos.
Ingredientes
- Melissa desidratada: 1 colher de sopa;
- Água: 200 ml.
Modo de preparar
1. Ferva a água até levantar borbulhas.
2. Adicione a melissa e deixe descansar por até 15 minutos.
3. Coe e beba em seguida.
Contraindicações e cuidados
O chá de melissa não é recomendado para grávidas e lactantes. Seu consumo também não é recomendado várias vezes ao dia, já que promove relaxamento e pode prejudicar seu desempenho em outras atividades.
É importante frisar que a bebida pode interagir com remédios para dormir; por isso, converse com seu médico antes de consumir o chá de maneira contínua.