O chá de jurubeba é um remédio natural que ajuda no tratamento de várias doenças. Claro, deve ser consumido depois de conversar com o médico, especialmente se o paciente tem alguma condição crônica e toma remédios. Mas, usando da forma adequada, pode trazer ótimos resultados. Saiba mais sobre os benefícios dessa planta e como preparar o chá.
Características da jurubeba
Pode ser que você conheça essa planta por algum outro nome popular que ela tem, como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba e jurupeba.
Seja qual for o nome, essa planta medicinal tem gosto amargo e, além de ser usada como remédio, é matéria-prima para bebidas alcoólicas e conservas.
O poder medicinal da jurubeba é comprovado, tanto que ela faz parte da relação de plantas do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas.
Formas de uso
Para o uso medicinal, pode-se fazer o chá de jurubeba para problemas no fígado ou estômago, febre, artrite, bronquite ou tosse, como diurético e tônico.
O cataplasma são as partes da planta que você descarta depois de coar o chá. Não descarte, pois também é remédio para passar na pele com acne, feridas e contusões.
Tem também o suco de jurubeba, indicado para anemia, tosse, bronquite, infecção na bexiga ou no trato urinário.
A tintura – que você pode comprar na farmácia, loja de produtos naturais ou ervanário, serve como descongestionante, diurética, estimula as funções digestivas e no tratamento de problemas no fígado e anemia. O uso deve ser com prescrição médica, pois as doses variam.
Benefícios
O chá de jurubeba é anti-inflamatório, diurético, descongestionante e digestivo. Ajuda a desobstruir e proteger o fígado, tem efeito laxante e contra febre.
Então, a planta é boa para tratar gases, sensação de queimação no estômago, bronquite, tosse, problemas no fígado, anemia e artrite. Para cada finalidade, uma parte diferente da jurubeba deve ser usada.
Como fazer chá de jurubeba
Ingredientes
- Folhas, frutos ou flores de jurubeba: 2 colheres de sopa;
- Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, adicione a jurubeba e deixe ferver por 5 a 10 minutos.
- Desligue o fogo, tampe e deixe 10 minutos descansando.
- Depois, é só coar e beber o chá. A dose máxima é de 3 xícaras por dia, do chá morno e sem açúcar. O tratamento deve durar no máximo 1 semana. Mais do que isso, corre risco de intoxicação.
Aproveite e veja: Como fazer conserva de jurubeba passo a passo
Possíveis efeitos colaterais
Por mais que seja um chá natural, precisa ter cuidado para não tomar em excesso. A jurubeba não deve ser usada por mais de 1 semana devido ao risco de causar efeitos colaterais, como diarreia, gastrite, náusea ou aumento das enzimas do fígado.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Por precaução, use o chá só depois de conversar com seu médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
Artigo com informações de Tua Saúde