Todo mundo alguma vez na vida já comeu inhame ou pelo menos já ouviu falar. Esse maravilhoso tubérculo oferece inúmeros benefícios ao organismo, sendo muito usado por pessoas que praticam muitos esportes. Pretende usufruir dos seus benefícios de um modo rápido? Então saiba como fazer o chá de inhame.
Benefícios para a saúde
O chá de inhame pode parecer apenas mais um chá comum, mas ele não é. Ele possui várias propriedades que beneficiam o organismo de um modo muito eficaz.
Confira abaixo todas as vantagens que esse chá pode proporcionar para o organismo.
1. Ajuda a prevenir o câncer
O chá de inhame pode ajudar a prevenir o câncer, pois é rico em compostos antioxidantes, como o betacaroteno e a vitamina C. Eles combatem os radicais livres, componentes que podem ser responsáveis por provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada, ocasionando em um tumor maligno.
Também é rico em diosgenina, componente útil no combate ao câncer. Ela é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama por estimular a morte celular programada e interromper o ciclo celular, desenfreado em casos da doença.
2. Auxilia na saúde feminina
O consumo dessa bebida também contribui para ocorrer a síntese de vários hormônios, como a progesterona, o estrogênio, o cortisol e a aldosterona. Hormônios esses que são fundamentais para a manutenção da boa saúde da mulher.
Seu consumo também é útil na menopausa, para a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. Ou seja, ele não apenas regula processos naturais femininos que ocorrem no decorrer da vida, como também previne a aparição de doenças que prejudicam muitas mulheres.
3. Previne doenças cardiovasculares
Combate também o excesso de colesterol no sangue, um dos fatores mais associados a ocorrências de doenças cardiovasculares. Desse modo, o consumo dessa bebida é ideal para auxiliar no combate ao entupimento de artérias.
4. Emagrece
Achou que o inhame engordava? Ele não! Na realidade o chá desse vegetal é incrível para emagrecer, gerando resultados incríveis na dieta e sendo usado por muitos atletas.
Além de pouca gordura, apresenta muitos carboidratos complexos, o que faz com que a glicose seja liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, tornando o processo de queima de energia mais gradativo, o que faz a pessoa se sentir mais ativa para os treinos e ter menos fome ao longo do dia.
Além disso, suas fibras também promovem essa sensação de saciedade, o que reduz o consumo de alimentos em momentos desnecessários do dia, diminuindo também, por consequência, o acúmulo de gordura no abdômen.
Como fazer
Quer usufruir de todos esses benefícios? O chá é muito simples de ser feito em casa, exigindo poucos ingredientes.
Ingredientes
Inhame: casca de 1 unidade;
Água filtrada: 250 ml.
Modo de preparo
- Leve a casca e água a uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos;
- Tampe e deixe em infusão até esfriar;
- Sirva em seguida coado.
Vale lembrar que o consumo em excesso desse produto não é recomendado, assim como qualquer outro remédio, natural ou artificial.
Além disso, evite usá-lo para algum tratamento sem consultar um médico, pois é fundamental que ele recomende o melhor tratamento para o seu caso em específico.
Como tomar
Para quem deseja engravidar, através da regulação dos hormônios, o chá de inhame deve ser consumido de um modo bem controlado, sendo necessário o tomar em jejum por oito dias até o dia da ovulação.
É bom saber que caso o ciclo seja de 28 dias, é recomendado consumir o chá do 7° ao 14° dia do ciclo. Se for em um ciclo de 30 dias, deve-se consumir o chá do 9° ao 16° dia.
Para tomar o chá com esse propósito, é necessário que se tome uma dose de duas colheres de sopa.
Quer aprender também a como fazer suco? Veja no vídeo
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer