Leve e refrescante, o chá de hortelã é uma boa opção tanto quente quanto gelado. Nos dias mais frios, ele previne os resfriados e ajuda a relaxar, enquanto nos dias mais quentes oferece frescor e diminui a ansiedade. A planta também traz diversos benefícios para o corpo e à saúde devido às suas propriedades medicinais.
Benefícios para a saúde
A planta também empresta seu gostinho especial a sucos, a saladas, a pratos salgados e doces e até a inalações a fim de melhorar a respiração. As propriedades, no entanto, são melhor absorvidas em forma de chá. Veja abaixo os benefícios:
1. Alivia dores de estômago, diarreias e náuseas
Para a bebida ficar ainda mais poderosa, faça um chá de hortelã com gengibre que tem propriedades analgésicas e antiespamódicas, que ajudam a aliviar as náuseas e a acalmar e a relaxar os músculos tanto do estômago quanto do intestino.
Além disso, os antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas promovem o relaxamento desses mesmos músculos e atuam nas enzimas estomacais, facilitando a digestão. Mastigar algumas folhas de hortelã ou tomar um chá após as refeições faz com que a comida seja melhor digerida.
2. Fortalece a imunidade
O chá de hortelã fortalece o organismo com cálcio, vitaminas do complexo B e potássio, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.
3. Melhora dor de garganta, tosse e resfriado
Com propriedades analgésicas e antitérmicas, ele alivia a dor de garganta e a irritabilidade que provoca a tosse, além de amenizar a irritabilidade nasal e ajudar no controle da temperatura corporal em caso de febre.
4. Melhora o hálito
Não é à toa que existem balinhas, chicletes e pastas de dente aos montes com sabor de hortelã. A planta possui propriedades antissépticas que ajudam a eliminar maus odores bucais.
5. Reduz o estresse e a ansiedade
Qualquer bebida quentinha tem o dom de reconfortar e trazer aconchego, mas já foi comprovado através de estudos que esse chá reduz os níveis de ansiedade, de fadiga e de frustração.
6. Alívio de dores pós-amamentação
Muitas mulheres em fase de amamentação sofrem com dores nos mamilos, além das rachaduras causadas enquanto o bebê está mamando. Uma boa dica para aliviar a dor é fazer esse chá e colocá-lo sobre uma fralda limpa para fazer compressa nas mamas. Ajuda a aliviar a dor e também a desempedrar o leite.
7. Melhora a disposição
Se você tem um estilo de vida bem agitado, ele pode tanto ajudar a relaxar antes de dormir, quanto deixar o corpo mais bem disposto ao acordar. Ao fazê-lo, o aroma da planta é liberado e estimula o cérebro a despertar para um novo dia.
8. Ajuda na prevenção do câncer
O câncer é uma doença que pode surgir por diversas causas, por isso, a melhor maneira de prevenir é levando um estilo de vida saudável, consumindo tudo o que é natural e integral. No caso do chá feito com as folhas frescas de hortelã, a bebida vai contribuir com a prevenção do câncer por causa do álcool perílico, um fitoquímico que age contra diversos tipos dessa doença, quando consumido no dia a dia
9. Redução do colesterol
Uma alimentação inadequada e o sedentarismo estão intimamente ligados ao colesterol alto. Se você precisa acabar com esse problema, inclua-o na sua rotina, junto com uma dieta equilibrada e a prática de atividade física. As folhas da hortelã ajudam e melhorar o fluxo de bile, quebrando as moléculas de gordura e, assim, reduzindo o colesterol preso nas paredes das artérias.
Emagrece?
A bebida feita dessa planta atua de forma marcante no estômago e no intestino, pois estimula as enzimas digestivas, responsáveis pela absorção dos alimentos e por transformar gordura em energia.
Ou seja, o chá de hortelã atua como um acelerador no metabolismo, pois torna mais rápido o processo enzimático após as refeições. Além disso, por facilitar a digestão e relaxar os músculos estomacais e intestinais, ele também reduz o inchaço e atua como diurético. Se quiser emagrecer, portanto, não deixe de incluir esse chá nas suas refeições. O ideal é consumi-lo pelo menos duas vezes por dia.
Como fazer chá de hortelã
Não tem segredo e você pode adicionar o que quiser para deixar seu chá ainda mais saboroso. Veja algumas ideias simples para incluir no dia a dia.
Chá simples
Ingredientes
Folhas de hortelã: 10 folhas ou quanto preferir;
Água: um litro;
Açúcar mascavo: a gosto.
Modo de preparo
- Em uma caneca ou chaleira, ferva a água;
- Quando levantar fervura adicione as folhas de hortelã e o açúcar e desligue o fogo;
- Deixe descansar por 10 minutos e sirva quente.
Hortelã fresca e gengibre fresco
Como mencionado no primeiro benefício, o chá com as folhas de hortelã pode ficar ainda mais poderoso se adicionar gengibre.
Ingredientes
Hortelã fresca: 5 folhas;
Gengibre: 1 fatia;
Água fervente: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Coloque o gengibre e as folhas de hortelã dentro da xícara com água acabada de ferver;
- Deixe a mistura em infusão até que esteja morna e pronta para beber. Coe e, se preferir, pode deixar na geladeira para servir geladinho. Beba no mesmo dia.
Hortelã e especiarias
Gosta de sentir muitos sabores e aromas calmantes e estimulantes ao mesmo tempo no seu chá?Então experimente essa receita perfeita.
Ingredientes
Canela: 1 pau;
Casca de abacaxi: 1 pedaço pequeno;
Suco de laranja: 4 colheres (sopa);
Casca de laranja: 1 unidade bem lavada;
Hortelã fresca: 3 galhos;
Gengibre amassado: 4 colheres (sopa);
Cravos: 5 unidades;
Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Comece a receita colocando a água para ferver. Mesmo antes de levantar fervura, adicione as cascas de abacaxi e laranja, a canela, o cravo e o gengibre;
- Assim que levantar fervura, reduza o fogo e deixe o chá fervendo por 10 minutos;
- Desligue o fogo, misture a hortelã e o suco de laranja e deixe amornar;
- Depois e coe e beba. Também fica ótimo gelado.
Quando tomar o chá?
Esse chá pode ser tomado no dia a dia, quando você sentir vontade, de 2 a 3 xícaras ao dia. Não precisa deixar apenas para quando está com algum problema de saúde a ser tratado, mas também não exagere na dose.
Se a ideia é aliviar a tosse, é recomendado adicionar mel no lugar do açúcar mascavo, pois o mel vai ajudar nessa situação também. Já se quiser preparar a bebida para servir gelada, uma boa proposta é acrescentar suco de um limão e até algumas fatias de pepino para deixar ainda mais refrescante e saudável.
Contraindicações e cuidados a ter
Por mais que seja seguro tomar o chá feito com hortelã algumas vezes ao dia, tome cuidado para não exagerar na dose e tomar o tempo todo, pois cada organismo pode apresentar reações adversas.
Além do mais, cuidado com o exagero também vale para os demais ingredientes que adicionar ao chá, como na receita com especiarias que são estimulantes, por isso deve evitar fazer essa versão à noite para não atrapalhar o sono.
No mais, os cuidados principais são quanto à hortelã na versão de óleo essencial que é mais concentrado. Antes de usar, consulte o médico.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados também é preciso aliar o consumo do chá a um estilo de vida saudável e equilibrado.
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer