Mikania glomerata é o nome científico do guaco, uma planta muito popular no Brasil, pois é originária da América do Sul. Com cheiro adocicado, é muito comum fazer chá de guaco para ajudar a tratar diversos problemas de saúde. Se deseja saber mais sobre essa poderosa planta, conheça seus benefícios, como preparar e também saiba se o chá pode ser dado para bebês.
Benefícios do chá de guaco
São diversas as propriedades do guaco que melhoram problemas em diferentes partes do corpo. Então conheça alguns do principais e passe a obter os benefícios dessa planta para a saúde.
1. Tratamento de problemas respiratórios
O guaco é bom para aliviar sintomas de bronquite, asma, gripe e resfriado, pois tem propriedades expectorantes e broncodilatadoras.
2. Agente anti-inflamatório
As folhas do guaco possuem ação inibidora dos processos inflamatórios em até 55%, conforme o tipo de inflamação. Mas vale lembrar que, em certos casos, a inflamação é um aviso do organismo sobre algum outro problema que precisa ser verificado. Nesse caso, ficar tomando o chá para evitar a inflamação pode camuflar uma doença que precisa de atenção.
3. Ação analgésica
A ação analgésica do guaco faz com que ele ajude a aliviar dores dos mais diversos tipos pelo corpo. Assim, nos casos de inflamação que também causam dor, o chá de guaco tem dois benefícios em um.
4. Propriedade antibiótica
O guaco serve como antibiótico natural, especialmente nos casos de doenças causadas por bactérias. Ele tem uma ação especial em problemas odontológicos, como cárie, periodontite, gengivite e aftas.
5. Atividade fungicida
Assim como o chá de guaco é bom para matar bactérias, ele também possui uma ação positiva contra fungos, inibindo sua reprodução, em especial nos vários tipos de candidíase.
6. Combate a vírus
Você já viu anteriormente que o guaco é muito usado para aliviar os sintomas da gripe e resfriado, doenças causadas por vírus. Então, ao mesmo tempo que alivia os sintomas, ele ajuda o organismo a se livrar dos vírus, incluindo os que causam herpes.
7. Antidiarreico
A diarreia pode surgir como sintoma de muitos problemas de saúde, e quando persiste por vários dias, o ideal é ir ao médico. Mas em casos simples, guaco ajuda a aliviar os sintomas, retardando a eliminação das fezes, atuando junto de uma alimentação adequada.
8. Antiparasitário
Depois de eliminar vírus, fungos e bactérias, o guaco também é capaz de dar uma força ao organismo quando o assunto é parasita. Em especial no combate da leishmaniose e da doença de chagas ele apresenta ótimos resultados.
9. Neutralização de veneno de serpente
Não é todo dia que se depara com uma serpente por aí, mas no caso de acontecer uma mordida, o chá de guaco é eficiente para neutralizar o veneno e evitar ou reduzir os efeitos colaterais.
Como fazer chá de guaco?
A quantidade recomendada de guaco para consumo é de 1 colher de sopa de planta picada para cada xícara de água, e até 3 xícaras de chá ao dia. Acima dessa quantidade ele pode causar efeitos colaterais. Sabendo disso, veja com preparar o chá para aliviar sintomas mencionados anteriormente.
Ingredientes
- Água: 1 xícara;
- Folhas de guaco picadas: 1 colher de sopa.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver e depois desligue.
2. Adicione as folhas de guaco, tampe o recipiente e deixe fazer a infusão por 5 minutos.
3. Depois coe e beba. O ideal é fazer uma xícara por vez para ingerir mais propriedades.
Chá de guaco para bebê pode?
Depende. Para crianças menores de um ano de idade o chá não é recomendado. A partir de um ano até pode dar, mas em pequena quantidade, nunca a mesma quantidade dada a uma pessoa adulta.
Por via das dúvidas, prefira dar chás mais fracos para as crianças e sempre com orientação do pediatra, pois mesmo sendo natural, toda planta tem suas toxidades, especialmente quando ingerida em excesso.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores efeitos, alie o uso do guaco a hábitos de vida saudáveis.