Receitas simples de chás para gripe, tosse, outros problemas respiratórios, dores nos músculos e articulações são sempre bem-vindas. Chás para incluir na dieta e ajudar a emagrecer também. Então, uma das ótimas opções para todos esses casos é o chá de gengibre com limão, que além de tudo, é saboroso. Saiba mais sobre os benefícios dessa bebida e por que deve ter esses ingredientes sempre à mão.
Benefícios do chá de gengibre com limão
O chá de gengibre com limão é o tipo de bebida que você pode fazer uso diário, como parte da rotina. Veja o que ele traz de bom:
Alcalinizar o sangue
O limão é uma fruta que tem o maravilhoso benefício de alcalinizar o sangue. Embora seja ácido, ao ser digerido no organismo ele se transforma em alcalino, ajudando o sangue a recuperar o seu pH ideal. Quando isso acontece, o corpo fica mais fortalecido para combater e prevenir doenças.
Prevenir e tratar inflamações
As inflamações acontecem dentro e fora do corpo quando as células estão muito oxidadas ou quando a circulação do sangue não está fluida, além de outros motivos específicos de cada caso. Tanto o limão quanto o gengibre são ingredientes anti-inflamatórios que ajudam a tratar e a prevenir esse tipo de problema que ocorre nas dores de garganta, problemas estomacais, intestinais, artrites, lesões musculares e acne.
Acelerar o metabolismo
Para quem leva um estilo de vida saudável, com alimentação regrada e atividade física, os alimentos termogênicos são importantes. Limão e gengibre aumentam a temperatura corporal, contribuindo com a queima de calorias durante o treino. Nesse caso, o chá pode ser consumido quente ou frio no lanche pré-treino.
Aliviar mal estar
Esses dois ingredientes também são ótimos aliados de quem está com sintomas como enjoo e mal estar, pois inibem essa sensação, seja quando está numa viagem, enjoo de gestante, de tratamento quimioterápico ou de pós-operatório.
Como fazer
É muito simples preparar um chá de gengibre com limão, bastando misturar 4 colheres de sopa de gengibre ralado com 1 limão orgânico em fatias em 1 litro de água acabada de ferver. Deixe essa mistura em infusão por uns 3 minutos e já pode beber, quando estiver morno. Se quiser, pode adicionar um pouquinho de mel. Não precisa coar, pois assim os ingredientes continuam a liberar suas propriedades na água por mais tempo.
Como e quando tomar
Esse chá pode ser tomado diariamente, ao longo do dia. Se fizer 1 litro, pode dividir em 4 porções e depois fazer um novo chá. É melhor fazer um mais fresco do que uma quantidade maior, pois assim evita a oxidação do limão.
Ele pode ser ingerido para prevenir ou tratar processos inflamatórios e, para fazer efeito, é essencial que tenha uma alimentação saudável. Evite tomar esse chá à noite por causa do efeito termogênico que pode dificultar o sono.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Então, fale com seu médico antes de incluir esse chá na sua rotina.
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer