A equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia. Ela é muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. O mais comum é aproveitar os seus benefícios por meio do chá de equinócia. Saiba como fazer.
Benefícios do chá de equinácea
Os benefícios do chá de equinácea são diversos e se devem à composição da planta. Ela tem, em sua composição, nutrientes como vitamina C, zinco, selênio, polifenóis e muitos outros. Confira quais são os maiores benefícios do chá de equinácea.
Tratamento de infecções
A equinácea tem propriedades antimicrobianas que beneficiam grandemente o sistema imune. Os fenóis são os responsáveis por isso. A planta ajuda a proteger o corpo contra infecções, além de ajudar a evitar os danos causados por fatores externos.
Efeito antioxidante
A equinácea ajuda a reparar as células danificadas pelo estresse e estimula o crescimento de células saudáveis. Além disso, ela também ajuda a reduzir os danos causados pela presença de radicais livres no organismo.
Redução dos sintomas de ansiedade
Existem muitos benefícios do chá de equinácea para pessoas ansiosas. A erva ajuda aos seus consumidores a se sentirem mais calmos e, assim, apresentam menos sintomas relacionados a crises de ansiedade.
Estímulo ao sistema imune
Grande parte dos benefícios do chá de equinácea são para combater rapidamente resfriados e gripes. Isso se dá por conta do fortalecimento do sistema imunológico que a erva proporciona. As características bactericidas, juntamente com a vitamina C presente na planta, mantêm o sistema imune forte e previne contra doenças infecciosas.
Como fazer
As partes mais usadas para fazer chá de equinácea são a raiz, folhas e flores. Esse chá é uma ótima opção para casos de gripes e resfriados. Sua receita é muito simples, acompanhe.
Ingredientes
Raiz ou folhas de equinácea: 1 colher (chá);
Água fervente: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Coloque as folhas ou raiz de equinácea na água fervente;
- Deixe repousar por 15 minutos;
- Coe e beba.
Como e quando tomar
O chá de equinácea pode ser usado para ajudar em vários tratamentos. Alguns deles são: gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente e gengiva, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas. Entre as principais características, a planta tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, desintoxicantes, laxantes e antialérgicas.
Contraindicações e cuidados a ter
Para a maioria das pessoas, ingerir equinácea a curto prazo, é provavelmente seguro, embora a segurança do seu uso a longo prazo não esteja estabelecida.
Os efeitos secundários mais comuns são os gastrintestinais, tais como náuseas e dor abdominal. Têm sido notificadas reações alérgicas em algumas pessoas que tomam produtos com a planta. E, no caso de doença atópica (em que há uma predisposição genética para desenvolver reações alérgicas) pode haver maior possibilidade de ocorrer uma reação alérgica. Já o risco de interação entre a equinácea e a maioria dos medicamentos é baixo.
No caso das doenças autoimunes (como a artrite reumatoide ou a esclerose múltipla) ou sistema imunológico enfraquecido (como na infeção com HIV ou na tuberculose) não deve-se tomar esses suplementos sem consultar o seu médico ou aconselhar-se com o seu farmacêutico.