Quando começam a surgir sintomas de qualquer tipo de problema, desde dor de cabeça frequente a dor de estômago ou espirros, logo dá vontade de tomar um chá. Parece que não importa do que é o chá, pois a bebida por si só tem poder curativo. Mas na verdade faz diferença, e é por isso que agora você vai conhecer os benefícios do chá de carambola e como preparar em casa.
Benefícios do chá de carambola
A carambola é uma fruta ácida e fica mais adocicada à medida em que vai ficando mais madura e amarela. Ao ser cortada em rodelas ela vira lindas lâminas em forma de estrela. Todas ricas em vitamina A, B e C, em ferro, cálcio, fósforo, magnésio, além das fibras. Com tanta riqueza nutricional, veja de que forma o chá de carambola faz você se sentir melhor.
1. Ajuda o corpo a se restaurar
Quando você está com excesso de radicais livres no organismo, o corpo começa a oxidar e adoecer. Com o chá de carambola uma parte desses radicais livres excessivos é removida e as células voltam a se renovar, afastando as doenças.
2. Fortalece o sistema imunológico
Muitas vezes, quando se fala que um chá é bom para tal coisa, não quer dizer que ele vai resolver os sintomas, mas sim que vai agir na raiz do problema. Nesse caso, o chá com carambola estimula o desenvolvimento de novos anticorpos para atacar e prevenir a entrada de doenças no corpo.
3. Regula o sistema digestivo
As fibras da carambola e outros componentes contribuem para uma boa digestão, do início ao fim. Junto de uma dieta saudável e sem exageros, o intestino volta a trabalhar regulado, sem inchaço e desconforto.
4. Favorece o desenvolvimento do feto
Quando ainda está na barriga da mãe, um dos componentes essenciais para a formação do feto é o ácido fólico. Ele pode ser absorvido por meio do chá de carambola. É importante que o obstetra saiba que a gestante está fazendo uso do chá.
5. Controla o açúcar no sangue
Manter o equilíbrio da quantidade de açúcar esperando para ser absorvido pelo sangue é muito importante. Esse excesso por longo tempo gera diabetes. Dependendo do caso, não há mais o que fazer para se curar da doença, apenas levar outro estilo de vida para viver melhor. O chá de carambola ajuda na prevenção, pois é redutor do excesso de glicose.
Como preparar o chá?
Fazer o chá com carambola é muito simples, pois vai usar as folhas da árvore. Você pode usar as folhas compradas desidratadas ou colher frescas. Se forem frescas, use menos.
Ingredientes
- Água mineral: 200 mililitros;
- Folhas de carambola desidratadas: 1 colher de sopa;
- Mel: a gosto.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue, coloque as folhas de carambola e tampe o recipiente.
2. Depois de 5 minutos coe, se puder adoçar, use pouco mel e beba na hora, morno.
3. Não exceda a quantidade de chá por dia, bebendo no máximo 3 xícaras ao dia, um em cada momento diferente. Se tiver problema renal, só beba o chá com a permissão do seu médico.
Outras formas de consumir carambola
Existem muitas outras formas de consumir a carambola, em receitas doces e salgadas. Claro, também pode comer a fruta pura, inteira. Ou então, fazer pratos como:
- Sobremesa de sagu com carambola;
- Pudim de carambola;
- Suco de carambola;
- Molho salgado de carambola;
- Geleia de carambola;
- Doce de carambola;
- Sorvete de carambola;
- Carambola grelhada;
- Vitamina de carambola;
- Torta de carambola.
Se ficou com água na boca, é hora de testar uma receita. Veja no vídeo abaixo como fazer doce de carambola: