Se você gosta de saber sobre plantas medicinais é possível que já tenha ouvido falar no chá de bugre. O nome medicinal dessa planta é Cordia salicifolia Cham, mas ela também é conhecida como porangaba e sua origem é brasileira, argentina e paraguaia. Veja quais são as utilidades dessa planta para a saúde e como consumir o chá.
Veja também: para que serve e como fazer chá de bálsamo
Para que serve o chá de bugre
De acordo com a medicina popular, os benefícios do chá de bugre para a saúde estão relacionados ao alívio da retenção de líquidos, à redução dos níveis de colesterol alto e à limpeza do sangue.
Emagrece?
Um dos benefícios populares mais mencionados e procurados no chá de bugre é o emagrecedor. Entretanto, não há evidências científicas que comprovem a eficácia dessa planta para a finalidade de emagrecimento. Então, se quiser utilizar, precisa estar ciente de que pode não funcionar e que nenhum médico irá prescrever para uso.
Ainda assim, é possível que encontre essa planta em forma de cápsulas e com o nome de “pholia magra” para vender prometendo auxiliar na eliminação de peso extra.
A forma que essas cápsulas atuam em prol do emagrecimento, como já mencionado no tópico anterior, é por meio do seu efeito diurético. Ou seja, a planta auxilia na eliminação de líquidos retidos e que causam inchaço, mas não efetivamente na eliminação de gordura.
A recomendação é que tome muito cuidado ao comprar esse tipo de medicamento sem prescrição médica, pois ainda que ofereça certa eficácia, precisa ser consumido dentro de um estilo de vida saudável e na quantidade adequada para cada organismo em particular.
Como preparar o chá
Ele pode ser utilizando as folhas desidratadas, as cascas dos frutos e a parte interna da casca do tronco da árvore. Basta misturar 1 colher de sopa de uma ou mais dessas partes da planta em 1 xícara de água acabada de ferver e deixar em infusão por cerca de 5 minutos até que fique morno. Já está pronto para beber.
Como e quando tomar
Como não existem estudos que comprovem a eficácia desse chá para qualquer um de seus usos populares, não há uma recomendação médica quanto às quantidades e momentos ideais para fazer uso da planta.
Então, de modo geral, evite ultrapassar a quantidade de 2 xícaras ao dia e usar por mais de uma semana sem intervalos.
Cada vez que tomar o chá, observe se há qualquer reação do seu organismo durante as próximas horas. Se notar sensações estranhas e desagradáveis, suspenda o uso.
Quanto às cápsulas para emagrecer, existe uma recomendação de uso na embalagam do produto que é de tomar uma cápsula alguns minutos antes das refeições principais, não ultrapassando a quantidade de 4 cápsulas ao dia.
Antes de ingerir, tenha a certeza de que não possui alergia aos componentes do produto e leia a bula com atenção.