São tantas as plantas medicinais que se encontram no Brasil, nativas ou adaptadas de outros países, que sempre tem uma nova para conhecer. A bardana é uma delas, originária da Europa e da Ásia, mas bem conhecida por muitos brasileiros. Ela possui propriedades medicinais bem interessantes que são absorvidas ao tomar o chá de bardana. Para garantir que vai consumir a planta certa, procure pelo nome científico Arctium lappa.
Para que serve o chá de bardana
Esse chá serve para o tratamento de problemas estomacais (inflamações no estômago), retenção de líquidos, cólica renal, problemas de pele (acne, eczema, caspa) e intestino preso.
O que o faz ser útil para tratar de todos esses problemas são as suas propriedades como anti-inflamatória, diurética, antimicrobiana, antisséptica, cicatrizante, bactericida e depurativa.
Lembre-se que essa planta não deve ser usada indiscriminadamente e como substituta do tratamento médico. Seja qual for o problema de saúde que deseja tratar, primeiro deve consultar um especialista para saber realmente do que se trata e então falar com ele sobre o uso dessa planta como complemento do tratamento que for prescrito.
Como fazer chá de bardana
As raízes e as folhas da planta são as partes usadas para fazer o chá, que é bem fácil de preparar. Aliás, também é possível usá-la em receitas. Mas para o tratamento dos problemas mencionados acima, o chá é o ideal.
Para fazer o chá, coloque para ferver 1 litro de água e misture 3 colheres de sopa das raízes desidratadas da planta, que compra na farmácia ou em lojas de produtos naturais. Deixe essa mistura em infusão por 5 ou 10 minutos, depois coe e beba durante o dia.
Como e quando tomar
Depois de conversar com o médico, se ele recomendar o uso da planta sem restrição por causa de qualquer medicamento, pode preparar o chá diariamente. Ele deve ser tomado 2 ou 3 vezes ao dia, enquanto durar o tratamento. Respeite a orientação do médico e não suspenda e nem aumente o uso por conta própria.
Em alguns casos pode tomar o chá e, quando for para tratar da pele, pode fazer o chá e embeber em uma toalha limpa para aplicar sobre a pele. Deixe a toalha sobre o local a ser tratado até que o chá esfrie. Se não notar melhora, volte ao dermatologista ou ao outro especialista que consultou antes de começar a usar o chá.