A planta medicinal barbatimão tem muitas utilidades e oferece benefícios à saúde. Era usada antigamente pelos indígenas para curar doenças e ferimentos. Uma das formas de usar a planta para tratar da saúde é fazendo o chá de barbatimão. Veja a receita, conheça como ele atua na recuperação de doenças e outros usos.
Como fazer o chá?
O barbatimão pode ser comprado em farmácias, supermercados e lojas especializadas em produtos naturais. Ele vem em uma embalagem como a de qualquer planta desidratada para fazer infusão.
Ingredientes
- Água: 2 litros;
- Barbatimão: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
1. Encha uma chaleira ou panela com a água e já coloque o barbatimão desidratado junto. Deixe ferver durante 10 minutos.
2. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a infusão descansar até amornar para beber.
3. Depois de uns 10 a 15 minutos é só coar e beber. O que sobrar, guarde para tomar 3 a 4 xícaras ao dia durante o tratamento.
Benefícios à saúde
Para cada propriedade medicinal do barbatimão tem um grupo de problemas de saúde que podem ser tratados. Mas mesmo assim, o chá de barbatimão não substitui o tratamento médico, e o doutor deverá saber caso você esteja fazendo uso do chá ou de uma compressa. Entre os benefícios da planta estão:
1. Antifúngico e bactericida
O chá de barbatimão é um bom aliado no tratamento de doenças causadas por fungos, como a candidíase, esporotricose, histoplasmose e outras. Também por algum tipo de bactéria fraca, que o organismo normalmente consegue eliminar. Mas de modo geral doenças causadas por fungos e bactérias são sérias e necessitam de tratamento médico. O chá deve ser um complemento.
2. Antisséptico e anti-inflamatório
O barbatimão ajuda a limpar as mucosas da boca, úlceras, cistos, corrimento, mioma, problemas intestinais e infecção de garganta. Ele contribui com a redução da inflamação, com a limpeza do local e com a cicatrização.
Esse chá emagrece?
O chá de barbatimão não é a opção que se recomenda para emagrecer. Sua função adstringente faz com que ele reduza a oleosidade do corpo, podendo causar problemas estomacais em médio e longo prazo. Então, ele só deve ser usado para tratamentos curtos, e emagrecer de forma saudável não entra nesse caso.
Pode tomar chá de barbatimão menstruada?
O chá pode sim ser tomado durante o período menstrual. Mas atenção. Ele deve ser evitado por mulheres que estejam tentando engravidar, por gestantes e lactantes. Justamente porque ele estimula a descida do sangue, o que já não é mais problema durante a menstruação.
Outros usos do barbatimão
Por conta da sua propriedade adstringente, o barbatimão é muito usado em produtos cosméticos para reduzir a oleosidade da pele, pois ele controla a secreção excessiva dos poros. Mas esse uso deve ser recomendado por um dermatologista, pois em excesso o barbatimão resseca os tecidos.
Para esse mesmo fim também pode-se fazer sabonete de barbatimão caseiro. Ele ajuda a tratar queimaduras, infecções e inflamações na pele e elimina fungos na zona íntima. Se depois de alguns dias de tratamento o problema não apresentar melhora, deve ir ao médico.
Há pomadas de barbatimão para tratar de feridas e infecções superficiais de pele ou pode-se fazer compressa caseira amassando bem algumas folhas frescas e colocando diretamente sobre a área que deseja tratar.
E além dos usos medicinais, o barbatimão também é usado na construção civil e extrai-se da casca uma substância usada para curtir couro e fazer artesanato. Outro produto dessa planta é a cinza. Depois de queimada ela é tratada e substitui soda cáustica em sabão.