A aroeira é uma planta típica na América do Sul, principalmente em regiões frias. Apesar de existirem muitas espécies diferentes, a vermelha é a mais famosa e utilizada como complemento em diversos tratamentos devido aos seus benefícios. O chá de aroeira é uma das formas mais populares de consumo dessa planta medicinal e é muito simples de fazer.
Benefícios do chá de aroeira
O chá é rico em benefícios, mas deve ser ingerido com um acompanhamento médico. Dessa forma você pode usufruir dos benefícios da aroeira utilizando a espécie correta para cada tratamento específico e ser informado de cada contraindicação que as plantas medicinais podem conter para o seu organismo.
Antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória
A aroeira tem atividade antifúngica e anti-inflamatória, agindo no organismo sendo capaz de até mesmo aliviar dores reumáticas, como artrites. Sua capacidade antifúngica auxilia em tratamento de candidíase, de micoses e de doenças causadas por bactérias e por fungos.
Cicatrizante
Suas capacidades anti-inflamatórias também auxiliam no processo de cicatrização de feridas.
Depurativo e diurético
Contendo poder de retirar impurezas do organismo, a aroeira atua com a combinação perfeita de depuração e diurético. Essa união ajuda a limpar e a eliminar as toxinas do corpo.
Fluxo menstrual
Para as mulheres que sofrem com um grande fluxo menstrual, a aroeira ajuda a conter e a diminuir a liberação de sangue durante o período. Além disso, também ajuda a diminuir a quantidade de corrimento e age de forma purificadora na região do útero.
Emagrecimento
O chá ajuda no emagrecimento, pois reduz o inchaço do corpo e a retenção de líquido. Isso se deve a sua capacidade diurética, que auxilia na purificação do organismo, o que ajuda também na redução dos sinais das celulites.
Para que haja mais efeito de emagrecimento, o consumo deve ser conciliado com uma boa alimentação e com uma utilização correta.
Hemorragias
A aroeira possui também capacidades anti-hemorrágicas, podendo ajudar a controlar uma hemorragia.
Saúde da pele e do sistema respiratório
Suas capacidades anti-inflamatórias auxiliam em tratamentos de problemas de pele e de todo o canal respiratório, aliviando tosses e bronquites, por exemplo.
Como fazer?
O chá de aroeira pode ser consumido em temperatura baixa ou natural, por isso fica a sua escolha. Consuma de 3 a 4 colheres de sopa e esteja atento às contraindicações.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Folhas de aroeira: 100 gramas.
Modo de preparo
1. Comece por aquecer a água em uma panela.
2. Quando começar a ferver, adicione as folhas e desligue o fogo.
3. Deixe descansar por 5 minutos com a panela fechada.
Cuidados a ter
Apesar de todos os benefícios, o chá contém uma pequena quantia de alquilfenóis. Essa substância pode ser responsável por ativar alergias de pele em pessoas sensíveis. Devido à gravidade que as alergias podem ter, é indicado que não ultrapasse o consumo diário recomendado, e também que o seu consumo seja feito com acompanhamento médico.