Se você costuma utilizar o alho apenas para temperar a comida, precisa saber que ele é um remédio natural. Esse alimento é utilizado para fins medicinas há centenas de anos em suas diferentes formas. As mais eficientes são o xarope de alho e o chá de alho. Isso porque são maneiras mais concentradas e puras de absorver os benefícios do alho para a saúde. Veja agora quais são eles, como fazer o chá e os cuidados que deve ter ao tomar.
Benefícios do chá de alho
Ao tomar o chá de alho, o organismo absorve uma grande variedade de vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Mas além disso, também absorve a alicina, que é o componente ativo do alho e também o que faz ele ter o aroma e o sabor tão fortes. Veja o que a alicina faz ao ser ingerida.
1. Equilíbrio dos níveis de colesterol
Quando o corpo está com excesso de colesterol ruim, o LDL, essa gordura fica presa nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue. Então é preciso aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, porque ele vai passando pelas paredes das artérias e limpando o excesso de LDL. Esse efeito pode ser obtido, além de outras fontes, através do chá feito à base de alho.
2. Protege a saúde cardiovascular
Como consequência do equilíbrio do colesterol, o sangue vai circular melhor pelas artérias e veias. Sendo assim, a pressão sanguínea também ficará mais equilibrada e o coração estará mais protegido de todo tipo de doença que o atinge quando a circulação não está bem. O chá de alho é um bom reforço para um estilo de vida saudável.
3. Regeneração das células
Para ter um corpo saudável, com tudo funcionando corretamente, as células precisam estar se renovando o tempo todo. Mas quando você acumula um excesso de radicais livres, eles impedem essa renovação.
O chá de alho atua eliminando esses radicais excessivos, permitindo que as células se regenerem e fiquem saudáveis. Ao mesmo tempo, a vitamina B6 presente no alho vai contribuir para a formação de novas células.
4. Fortalecimento do sistema imunológico
Quando se diz que o chá com alho é bom para gripe, quer dizer que a alicina vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos. Assim, esses anticorpos vão conseguir combater o vírus da doença com mais eficácia.
5. Redução dos metais pesados no organismo
Os metais pesados estão por tudo. Nos alimentos e nos objetos que se mantém contato no dia a dia. Mas quando estão em excesso no corpo, deixam as células e os órgãos intoxicados, dificultando seu funcionamento. O chá com alho é um bom aliado para eliminar esse excesso de toxinas.
Como preparar?
O melhor de tudo é que fazer chá é muito fácil. Você pode misturar outros ingredientes, tanto para melhorar o sabor, quanto para obter os efeitos deles para saúde. Veja como fazer um chá com alho, gengibre e limão, ótimo para fortalecer o organismo e aliviar os sintomas de gripe e dor de garganta.
Ingredientes
- Alho: 3 dentes;
- Gengibre em fatias finas: 1 xícara;
- Água: 2 xícaras;
- Limão Taiti: 1 unidade;
- Mel: a gosto.
Modo de preparo
1. Coloque em uma panela o suco do limão, o gengibre e os dentes de alho. Quando ferver, coloque a água.
2. Deixe o fogo bem baixo, e quando ferver, deixe apenas um minutinho para que os ingredientes façam uma infusão.
3. Depois coe, adoce se quiser e pode consumir.
Quando tomar?
Em primeiro lugar é importante saber que o chá do alho não substitui nenhum tratamento médico. Ele serve como coadjuvante para tratamentos que envolvam inflamações e infecções no corpo.
Mesmo estando saudável, você pode tomar uma xícara de chá de alho por dia, como forma de prevenção e fortalecimento do sistema imunológico. Mas para obter os efeitos desejados é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente.
Se estiver com sintomas de gripe e resfriado, também pode tomar uma xícara do chá por dia, especialmente se tiver gengibre, mel e limão, como na receita. Esses ingredientes vão ajudar a aliviar os sintomas, além de reforçar o combate ao vírus.
Contraindicações e cuidados a ter
Assim como a alicina é o principal agente ativo do alho, ela também tem a propriedade de afinar o sangue. O chá não é recomendado, portanto, para quem tem problemas de coagulação.
Outra recomendação é evitar adoçar o chá caso tenha problemas com insulina, que dificulte a absorção e metabolização da glicose. Fora isso, apenas evite o chá se o seu médico assim recomendar.